Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

558 FUNCIONÁRIO GEREM ESTA CASA... MAS PODIAM SER 708


Em 1942, precisamente há 70 anos, o Município Tavirense não era, em termos de Administração, a poderosa e complexa máquina humana que hoje se movimenta no edifício sede e nos diversos departamentos espalhados pela cidade.
O Quadro de Pessoal permanente da Câmara Municipal de Tavira, em 15 de Abril de 1942, era o seguinte:
Funcionários
Cargos
Nº.
Pessoal Dirigente
Presidente/Vereadores
6
Pessoal Administrativo
Secretaria
8
Pessoal Menor
Fiscais/Outros
23
                                    Total………

37

Para além do Executivo composto pelo Presidente, Administrador do Concelho e quatro vereadores, a Secretaria tinha um Chefe, dois aspirantes, quatro escriturários e um continuo. O pessoal menor abrangia: fiscais, zeladores, capataz de obras, jardineiro, coveiro, leitor de contadores, guarda fios, etc., que mantinham todos os serviços externos do município.
De salientar que, de entre os 37 elementos que compunham a equipa da máquina autárquico, apenas existia um licenciado, o Presidente do Executivo, Dr. José Raimundo Ramos Passos, médico, que exercia o cargo gratuitamente.

Hoje é diferente. O Mapa de Pessoal elaborado em 2011, ao qual o Blogue “Pensar Tavira” teve acesso, comporta um pequeno “exército” de 701 lugares, dos quais estão ocupados 558 postos de trabalho, cuja distribuição se observa no mapa seguinte:
Serviços

Postos Trabalho
Quadro
Ocup.
Provis.
Executivo Camarário
7
7
-
Gabinete de Apoio à Presidência
7
6
1
Gabinete Comunicação e Relações Públicas
8
8
-
Divisão Sistemas Informação e Cartografia
8
8
-
Divisão de Acção Social
12
12
-
Divisão de Educação e Juventude
180
132
48
Divisão de Bombeiros e Protecção Civil
111
42
69
Departam. Cultura, Património e Turismo
7
7
-
Divisão de Cultura e Turismo
33
31
2
Divisão de Património e Museus
20
19
1
Depart. Desporto, Amb., M. e Equipamentos
2
1
1
Divisão de Ambiente e Energia
26
19
7
Divisão Equipamentos e Aprovisionamento
65
59
6
Divisão de Trânsito e Mobilidade
41
38
3
Divisão de Desporto e Instal. Desportivas
26
23
3
Departamento Administrativo e Financeiro
8
7
1
Divisão de Recursos Humanos
18
18
-
Divisão Administrativa
14
13
1
Divisão de Gestão Financeira e Investimento
23
23
-
Divisão Jurídica
9
7
2
Departam. Urban., Proj. e Obras Municipais
5
5
-
Divisão Planeamento e Gestão Urbanística
36
36
-
Divisão de Obras e Instalações Municipais
15
12
3
Divisão de Projectos Municipais
27
25
2
                   Totais …………………………
708
558
150

A titulo de curiosidade analisemos alguns destes 24 sectores, cujas dotações também podemos observar neste mapa:
O Gabinete de Apoio à Presidência é composto por 7 elementos: 1 chefe de gabinete, 1 adjunto, 4 secretários e 1 assistente técnico.
A Divisão de Bombeiros, que comporta um efectivo de 111 bombeiros, prescinde de 69 operacionais, mantendo 2 elemento do comando, 34 activos, 1 fiscal e 5 assistentes operacionais.
O Departamento do Desporto, Ambiente, Mobilidade e Equipamentos, apenas enquadra 2 elementos: 1 Director de Departamento e 1 Assistente Técnico.
A Divisão Jurídica: Dos 6 advogados que comporta o quadro, apenas foram admitidos 4.
A Divisão de Projectos Municipais: Dos  18 técnicos estão e exercer 15 (8 arquitectos, 5 engenheiros civis, 2 engenheiros electrotécnicos e 1 engenheiro topografo.
Quanto às Empresas Municipais, não foram aqui incluídas.
 Neste último quadro podemos analisar os cargos exercidos por estes 570 funcionários, realçando o expressivo número de licenciados (chefias e técnicos superiores), que ocupam 28% de todo o pessoal.
Cargos
Postos Trabalho
Quadro
Ocup.
Provis.
Executivo
7
7
-
Chefias
22
18
4
Técnicos Superiores
181
140
41
Assistentes Operacionais
253
231
22
Assistentes Técnicos
100
99
1
Coordenadores Técnicos
12
9
3
Encarregados Operacionais
4
4
-
Bombeiros
101
35
66
Fiscais
20
20
-
Outros cargos
8
7
1
                                  Totais……………………….
708
570
138

Raul Viegas


Sem comentários:

Enviar um comentário