Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

TAVIRA ANIMA-SE ………. DESANIMANDO-NOS


Aí está mais uma vez, e ainda bem que é um fenómeno de carácter anual, neste caso a 3.ª Edição do “CHALLENGE DE TAVIRA LONGEVITY WELLNESS RESORT”. Esperemos que não se venham, os organizadores com a autorização da Autarquia, um dia destes lembrar de efectuar alguma corrida de “Karts”, de cavalos ou qualquer outro tipo de animação que ponha a cidade em polvorosa, num dia de semana, ao fim de um dia de trabalho quando pretendemos calmamente regressar a casa. Neste caso animados, seguindo as intenções animadoras dos organizadores…. suponho.
Foram vinte incessantes voltas a um circuito urbano no coração da cidade, com os arruamentos no estado de conservação em que se encontram (vá lá que não se lembraram da Ponte Militar), com um acalorado locutor a anunciar e prevenir alguns incautos cidadãos, numa altissonante aparelhagem instalada na Praça da Republica, da aproximação do cortejo constituído por dois motociclistas da PSP, com sirenes ligadas, seguidos pelos esforçados ciclistas a tentarem não se despistar, cair ou investir com o público, seguidos ainda de um carro que suponho ser do Director de Corrida e de uma ambulância. E Tavira animou-se.
Grades delimitadores, por todo o lado, centenas de metros de fitas também delimitadoras, profusamente distribuídas pela cidade, sinais de sentido proibido, em tudo o que era cruzamento, nos quais pontuava também pelo menos um agente da PSP, aparelhagem de som e estrutura de apoio na Praça da Republica.   
A Autarquia não tem dinheiro? Quem disse?
Qualquer deslocação de um lado para o outro do Rio Gilão, obrigava a uma saída da cidade até à EN125, e um voltar a entrar com as cautelas devidas de poder de repente, de ter de regressar, sem se querer, ao lado de onde se tinha saído. Vá lá foram só duas horas e meia, mas Tavira animou-se.
Então e a segurança, quer dos atletas, quer dos cidadãos? As ruas da nossa cidade terão o mínimo de condições de segurança para estas correrias animadoras? O bom senso de cada um dos nossos leitores que responda a esta questão.
Não me recordo se ainda existe uma pista de ciclismo em Tavira. Existe? Tanto nos orgulhamos e orgulhámos dela, e agora, que julgo funcionar como entorno de um campo de futebol, e como pista para manutenção ciclistica, em boa hora, de alguns dos nossos conterrâneos, ali está sem uso para provas da modalidade. E Tavira animou-se.
È por isso que esta animação de Tavira, me desanima. 
Fazer uma corrida de bicicletas nos empedrados difíceis, e completamente ao abandono, de uma cidade antiga, com uma segurança muito duvidosa, com gastos não conhecidos, com uma perturbação, embora por período limitado, na normal circulação na cidade, existindo uma pista de ciclismo a menos de duzentos metros !!!!!!!
Animando Tavira, isto não é totalmente desanimador e chocante.....? 

Sem comentários:

Enviar um comentário