Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

VANDALISMO EM TAVIRA…. MAIS UM PROBLEMA


Latino Club
 Começa a ser recorrente, na nossa sempre pacifica cidade de Tavira, que todos os fins de semana, nas noites de Sexta-feira para Sábado, e nas noites de Sábado para Domingo, melhor nas respectivas madrugadas, grupos de indivíduos de ambos os sexos façam o percurso entre um bar situado debaixo da ponte, junto ao mercado novo, o “Latino Club”, e a estação da CP, destruindo tudo o que encontram à sua passagem.
Cadeiras e mesas das esplanadas, destruídas ou lançadas ao rio, vidros de viaturas estacionadas partidos, carroçarias amolgadas por saltarem em cima das viaturas estacionadas ao longo da Avenida da Liberdade e da Avenida Mateus Teixeira de Azevedo, destruição de equipamento urbano que vão encontrando pelo caminho (sinalética urbana, bancos de jardim, candeeiros, etc. etc.), enfim uns selvagens que tanto quanto se sabe não serão da nossa terra, já que seguem para a estação da CP para apanhar o comboio das 06:14, que se desloca no sentido V. R. S. António / Faro.

Vidro restaurante
As autoridades parecem ineficazes já que o fenómeno repete-se continuamente sem que o consigam, pelo menos aparentemente, controlar.
Ontem à noite, melhor, na madrugada de hoje, 06 de Maio, no referido percurso a começar no já citado bar (do qual gostaríamos de saber o horário de funcionamento, e se a autarquia e a PSP, efectuam a respectiva fiscalização), ao longo da Rua José Pires Padinha, começaram por partir o vidro do restaurante na esquina daquela artéria com o Largo Doutor Parreira, de seguida partiram os vidros das portas do café ao lado da Pensão Marés, e a poucos metros foi também partido o vidro da porta principal do banco BANIF, mesas e cadeiras das esplanadas do mercado velho, mais de uma dezena, semeiam o fundo do rio, só se conseguindo ver na baixa-mar.
Mas o que é isto? Terá a população que suportar esta situação?
Os “meninos”, quiçá eventuais beneficiários de algum rendimento mínimo ou outro subsídio do Estado (ou serem filhos, ou netos de quem deles usufrui), vêm gastar no bar “Latino Club”, a benefício do respectivo proprietário, os seus (ou dos papás) “rendimentos”, em bebidas alcoólicas, e de caminho destroem tudo o que encontram à sua passagem.
Claro que tudo isto começou por terem feito uma primeira experiência e não se terem dado mal, então tornou-se engraçado que, para garantir a viabilidade económica do empresário do citado bar, continuassem recorrentemente a vandalizar a propriedade alheia, preferencialmente fora da sua cidade.
O que fazer? Perguntamos ao nosso poder autárquico? Começamos a constituir grupos de cidadãos para defesa do nosso património, brigadas civis? Julgamos não ser este, por enquanto, o caminho correcto.
Parece que, não há muito tempo, a PSP terá capturado na estação da CP alguns dos referidos vândalos, não sem que eles tenham resistido violentamente. E depois? Parece também que um deles, já na esquadra, terá destruído um computador e um telefone da PSP.
O que terá acontecido a este cidadão? Não se sabe, mas era bom que se soubesse, ou será que houve uma das já habituais decisões do nosso poder judicial? Não estavam reunidos, ou faltava um, dos pressupostos do crime (por exemplo, a necessária queixa dos ofendidos, nos crimes privados), pelo que o cidadão não poderia ser punido? Será?
Não gostamos de colocar questões, ao nosso poder autárquico, sem apontar pelo menos um caminho de solução.
Julga-se como primeira medida que não se devia permitir que o bar em causa que tivesse a porta aberta para além da meia-noite, mais se deveria solicitar à PSP um reforço de fiscalização do referido percurso nos horários que acima referimos, particularmente nas madrugadas das noites em que tiver havido uma chegada de “meninos” nos comboios, cujos horários bem se conhecem e são muito poucos, para virem para a “night” tavirense.
Uma boa cooperação entre a PSP de Tavira e a PSP de Olhão não seria uma má ideia, e já agora, porque não uma sensibilização do próprio poder judicial (Delegados do Procurador da Republica e Juízes) para a necessidade de responsabilizar materialmente os respectivos pais ou tutores, se forem menores, pelos estragos causados pelos seus “rebentos”, ou os próprios meliantes, no caso de serem maiores, obrigando-os pois a pagar o que estragam. 

Luís Costa Silva 

Sem comentários:

Enviar um comentário