Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

DETERMINAÇÃO DOS TAVIRENSES PERANTE A ADVERSIDADE


por  Orlando Lima
A bondade e a determinação de uma comunidade revela-se, normalmente, perante a adversidade.
E a catástrofe que assolou toda a serra do concelho de Tavira foi um exemplo da solidariedade, compreensão e ajuda mútua que os tavirenses guardam dentro de si.
O grande incêndio que destruiu a flora de dois terços da Serra de Tavira, não só  reuniu um milhar de voluntariosos bombeiros e mobilizou 200 viaturas que durante 3 dias combateram as chamas, como trouxe à realidade os verdadeiros valores das mulheres e homens da nossa terra.
Por isso será de lembrar aqui o importante comportamento da população na sua ajuda comum no fornecimento de viveres e líquidos entregues na central de abastecimentos para quantos combatiam no terreno, acto fundamental que muitas vezes olvidamos.
Igualmente um momento de reflexão e palmas para tantas centenas, talvez milhares de residentes, que num esforço imaginável ajudaram os vizinhos e amigos a salvarem as suas residência e haveres.
Muitas casas houve em que pequenos grupos de amigos se reuniram à volta da propriedade alheia, para defenderem, como se deles fossem, os bens conquistados durante uma vida de trabalho, normalmente representados pela residência.
A esses incógnitos voluntários o QUADRO DE HONRA deste Blogue.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns e muito obrigado por estas palavras de solidariedade num mundo cada vez mais "amargo", e que cada vez mais nos afasta da nossa condição humana.

    MUITO OBRIGADO,

    Rui Marques

    ResponderEliminar