Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

DESPORTO EM TAVIRA




Vai mal o desporto em Tavira
Uma política desportiva e cultural, construída em alicerces pouco sólidos, levou à criação, nesta cidade, de um excessivo número de clubes desportivos e associações culturais que se habituaram a viver à custa dos dinheiros da autarquia.
Muitas destas associações, sem outros meios económicos senão os que vão sacando aos cofres municipais, vivem agora em plena agonia a caminho de uma eminente falência. Alguns, até, sem associados e dirigidos por pequenos grupos de amigos e familiares, não possuem mesmo estrutura administrativa que cumpra os deveres estatutários por que se devem reger.
Porém o mais grave são os exageros económicos, a que muitos dos seus dirigentes levaram as finanças destes clubes, alguns mesmo enveredando por práticas profissionais que, como é evidente, os encaminhou para deficits grandes e dívidas insolventes, de mais de uma centena de milhares de euros.
Agora o "cofre" da Câmara chegou ao fundo e os subsídios atribuídos no passado ano de 2011 estão em dívida. Muitos destes clubes apenas receberam um terço das importâncias que lhes foram concedidas e a "promessa" de que em 2012 haverá cortes e eliminação de algumas destas benesses.
E se não houver dinheiro da edilidade, não haverá desporto, já o dizem alguns dirigentes, porque atletas, treinadores, massagistas, motoristas, fisioterapeutas e outros "amadores", que se agarram a estes clubes, breve se cansarão de "amar" o desporto da terra.

Orlando Lima

1 comentário:

  1. Muito bem, concordo e penso que é urgente reavaliar a politica autárquica de concessão de apoios

    ResponderEliminar