Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

O MILAGRE DO FUTEBOL PORTUGUÊS

                                                                                                     Crónica de: Orlando Lima
Alguém tem dúvidas que o futebol é um dos poucos casos de sucesso, no contexto de austeridade por que passam os portugueses?
Quando toda a gente critica o êxodo de emigração que está a afectar os “tugas”, ponha-se os olhos no Ronaldo, o nosso mais ilustre emigrante, desejado por todos os países do mundo, que acaba por adquirir uma “bomba” de 800 mil euros.
Entretanto sejamos, igualmente, menos críticos, quando lamentamos o desemprego e os baixos salários auferidos por aqueles que resistentemente ainda vão ficando por terras lusas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OS NEURÓNIOS DA ENCÉFALA LISBOA, "TOUTIÇO" DE UM PORTUGAL ANÉMICO

                                                                                                                        Por: Ambrósio Antunes

Pode muito bem este capitão de abril reunir as “espingardas” enferrujadas que quiser, para repor a democracia que lhe vai na mente imaginária, que nunca conseguirá demover certos “moinhos de vento” que se enraizaram na sociedade portuguesa.

Portugal, geograficamente, estende-se por um país de 89.000 quilómetros quadrados e 10 milhões de almas viventes. Porém o país vive subjugado a uma pequena parcela de 83 Kms., chamada Lisboa, que já foi chamada, pomposamente, a capital do “império”.

Lisboa é tudo em Portugal. Isto mesmo justifica aquele velho dito popular que ouvimos desde sempre: “Portugal é Lisboa e tudo o resto é paisagem”.

Entre o meio milhão que povoa a grande urbe, coexiste, então, uma “casta” de indivíduos que tudo dominam neste lugar com 8 séculos de existência. Todo o poder nacional ali se concentra: Político, económico, saúde, cultura e… até criminoso.