por: Orlando Lima
Abnegação, voluntarismo, esforço titânico, foi tudo o mais exigido aos bombeiros neste confronto sobre humano que constituiu o incêndio na Serra do Sotavento Algarvio.
Três longos dias e noites, homens alheios ao perigo que os rodeava combateram contra chamas traiçoeiras, agigantadas por fortes rajadas de vento que transportavam as labaredas como bélicos lança-chamas.
É certo que para este combate os bombeiros recebem formação adequada, e a este trabalho se dedicam com abnegação por respeito de vidas e bens alheios.
Contudo o que infelizmente se viu nesta tragédia foi, também, uma outra luta, contra a qual os Soldados da Paz não têm meios nem tempo para se defenderem.
Contudo o que infelizmente se viu nesta tragédia foi, também, uma outra luta, contra a qual os Soldados da Paz não têm meios nem tempo para se defenderem.
Um "exercito" de repórteres do som e da imagem, sedentes de protagonismo próprio de uma iniciação primária e deficiente, enquanto os bombeiros se esforçavam em extinguir os focos de fogo, eles "incendiavam" o espírito de quantos, vítimas de pontuais situações de desespero, clamavam por ajuda.
Muitos destes aprendizes de jornalismo, insistiam para que os seus entrevistados protestassem contra a ausência de carros e bombeiros, ao ponto de colocarem na boca das vítimas, as palavras que eles queriam ouvir.
Isto não é, certamente, jornalismo de informação. Levar as pessoas a insultar os bombeiros e as autoridades, para criar sensacionalismo para eles, com a desesperada contestação das vítimas do incêndio é reflexo de mau jornalismo.
Por esse caminho, não...
Obrigado meu amigo
ResponderEliminarInfelizmente 3 dias e 3 noites foi que se vendeu na comunicação social porque 8 dias e 8 noites depois da eclosão do incêndio, os Bombeiros ainda se debatiam com rescaldos murosos e difíceis de consolidar.
Enfim, ardeu... e agora querem por as culpas em alguém... no comandante da ANPC, no São Pedro, e até em Deus por ter feito tão encovados e difíceis os vales e serras do nosso caldeirão.
Acho que chega de polémica e está na hora de pensar como resolver as consequências de dantesca calamidade...
Mas enfim sou apenas um bombeiro que queria ver terminado este infame episódio de sede de poder e partidos.
Tornei-me seguidor deste espaço, mas não sou adepto de criticas politicas e sociais na minha cidade, espero que continuem e prosperem com um bom trabalho por Tavira e pelos seus conterrâneos.
Um abraço
FIRESHELTER52