Vereador Vereador Chefe de Gabinete
Parece constituir segredo a tabela de vencimentos a que têm direito os autarcas tavirenses. Se se fizer esta pergunta a qualquer cidadão ele encolhe os ombros em sinal de ignorância.
Contudo este é um assunto que a todos diz respeito por ser dos nossos impostos que sai esse dinheiro e, por isso, investigamos em fontes credíveis.
A Lei determina que os vencimentos dos autarcas locais sejam calculados na base do vencimento auferido pelo Presidente da República e do número de eleitores do respectivo concelho.
Sabendo-se que o Dr. Aníbal Cavaco Silva recebe pelo seu mister como Primeiro Magistrado da Nação a quantia de 7.630 euros, e que o Concelho de Tavira tem menos de 40.000 eleitores, é fácil deduzir quanto recebem os autarcas que dirigem a Câmara Municipal de Tavira.
Senão vejamos:
- O Presidente da Câmara tem direito a 45% da mensalidade do P.R. e por isso recolhe cerca de 3.433 euros mais 999 de Despesas de Representação, o que totaliza 4.432 euros.
- Os Vereadores a tempo inteiro recebem 80% do valor base do Presidente da Câmara, pelo que embolsam 2.746 euros, mais 999 de Despesas de Representação, num total de 3.745 euros.
- O Chefe do Gabinete do Presidente tem direito a 90% do vencimento dos vereadores, logo aufere 2.198 euros.
- O Adjunto do Presidente da Câmara tem direito a 80% do salário dos vereadores, o que lhe confere o vencimento de 1.953 euros.
Quanto aos proventos dos Membros da Assembleia Municipal são recebedores de senhas de presença, por sessão:
Presidente - 91 euros
Secretários - 76 euros
Restantes Membros - 61 euros
Raul Viegas
Sem comentários:
Enviar um comentário