Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

QUANTO GANHAM OS AUTARCAS TAVIRENSES?

                                                                    Presidente

                                       Vereador                    Vereador                Chefe de Gabinete
Parece constituir segredo a tabela de vencimentos a que têm direito os autarcas tavirenses. Se se fizer esta pergunta a qualquer cidadão ele encolhe os ombros em sinal de ignorância.
Contudo este é um assunto que a todos diz respeito por ser dos nossos impostos que sai esse dinheiro e, por isso, investigamos em fontes credíveis.
A Lei determina que os vencimentos dos autarcas locais sejam calculados na base do vencimento auferido pelo Presidente da República e do número de eleitores do respectivo concelho.

GILÃO DE ÁGUAS REVOLTAS


A água que o céu soltar
Atravessando o Gilão
Ao mar irá regressar
Por vezes em turbilhão

sexta-feira, 27 de abril de 2012

"MINAS DE OURO" EM TAVIRA


A corrida ao ouro começou em Tavira há muito pouco tempo. Mesmo assim é surpreendente o número de “minas de ouro” aqui existentes, onde este metal, pelos vistos, aflora em abundância
O precioso metal de cor amarela e brilhante, destas minas, não brota, todavia, em estado virgem. Normalmente ele passa para as mãos dos novos “garimpeiros”, já trabalhado e moldado em objectos artísticos. 
Ainda que o ouro recolhido nestas “minas” seja de uma pureza atómica de símbolo 79, o nobre metal é aqui transaccionado imbuído de grande carga negativa, destruidora dos princípios éticos e humanos, por parte de manipuladores e manipulados. 
Esta exploração é, por si mesma, um acto ilícito e desumano. Ela arrasta desespero, humilhação, infelicidade, carência e angustia, lágrimas por ver escorregar de mãos legítimas, uma peça de família ou uma recordação querida que marca um dia de felicidade. 
Isso não afecta os “garimpeiros” que rejubilam na presença do lucro fácil, alheios ao sofrimento e ao drama das vítimas. 
Outras vezes esta exploração envolve inimagináveis lucros repartidos por quem vende e por quem compra. A vítima, essa ficou para trás agarrada a um desespero chamado justiça e a uma lei que fecha os olhos para não ver. 
O incrível deste comércio subterrâneo, que prolifera em Tavira, é a passividade que a Câmara Municipal mantém, perante a actividade de casas deste género que, obviamente, terão de ter a sua autorização. 
Qualquer pacífico cidadão, desempregado, que queira abrir uma “lojinha” para alimentar a família, é-lhe exigido que construa três casa de banho (homens, senhoras e empregados), que o estabelecimento tenha uma área xis, que apresente projecto de obras, projecto de electricidade, projecto contra incêndios, submetido a inspecções de todo o género, etc., etc.. 
Para se abrir uma dessas “minas de ouro”, que aliciam a atracção do precioso metal, apenas é necessário: Uma mesa, duas cadeiras, um biombo para ocultar a transacção e… abrir a porta. 
Eu não quero complicar….. mas gostaria que me explicassem!.....
Raul Viegas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CAIXA AGRICOLA, UM CASO DE SUCESSO…… SERÁ?


Não sendo uma área próxima à minha residência, a confluência da Rua 1.º de Maio com a Rua das Salinas, frente ao Hotel Vila Galé, leva a que há algum tempo não passasse nas referida artérias, a não ser em rápidas deslocações ao Mercado Novo.
Lembro-me de existir, na esquina entre as duas citadas vias, um balcão do FINIBANCO, cujas letras douradas na fachada chamavam particularmente à atenção. 
Este banco, do qual tive também notícia pública de ter sido adquirido pelo Montepio Geral, situação esta que levou à desactivação do citado balcão, de que tomei conhecimento porque também me lembro de ter querido utilizar a Caixa de Multibanco existente no local, e esta estar desactivada.
Não é que ontem passei por acaso na citada artéria, e qual não é o meu espanto quando vejo que o edifício de esquina, do qual estamos a falar, apresentava na sua parede exterior um logótipo da Caixa Agrícola. Será?

SAI UM NOVO "25 DE ABRIL" PARA A DEPUTADA "ALGARVIA" CECÍLIA HONÓRIO


Esta senhora que caíu no Algarve como deputada pelo Bloco de Esquerda, diagnosticou na Assembleia da República que a Democracia (dela, evidentemente) está doente e que, por isso, a necessitar de um novo "25 de Abril".
Por estas e outras declarações da fenoménica deputada, aterrada nesta Região, mereceu do jornal "Correio da Manhã" o epíteto de "O Cromo da Semana".
Sendo assim, parece que os algarvios, em lugar de escolherem os representantes do seu Povo, coleccionam figuras simbólicas em "cadernetas de cromos".
Ou esta é apenas uma amostra do que valem os deputados (bem... alguns) que não servem, e apenas se servem do Algarve?
Ambrósio Antunes


terça-feira, 24 de abril de 2012

TENHAM VERGONHA……..

Imagem capa do DN de 24 Abril

Mário Soares
Não sendo este nosso blogue o local apropriado para tratar de temas que não envolvam directa ou indirectamente a nossa terra, consideramos que esta vergonha da não participação de um ex-Presidente da Republica nas cerimónias oficiais do 25 de Abril, para cuja realização o referido presidente em nada contribuiu, mas do qual soube magistralmente usufruir, aproveitando a liberdade que esse dia nos trouxe, para ser, segundo dizem, figura maior da nossa democracia, assim como, na mesma linha (da qual foi origem), uma associação que se diz do 25 de Abril, decidiu não participar nas cerimónias oficiais como forma de se manifestar contra o actual governo, para já não falar de um poeta português de seu nome Manuel Alegre, que também assumiu não participar, talvez como forma de poder ter tempo para alguma caçada ou pescaria, aproveitando mais um feriado, não arranjando no entanto a desculpa de uma qualquer reunião internacional, como parece ser o caso do Senhor Doutor Jorge Sampaio, ilustríssimo ex-Presidente da Republica, que segundo se diz está ainda a ver se vai poder participar ou não.
Manuel Alegre
Uma vergonha…… desafio-vos a imaginar o que estas mesmas personalidades e organizações diriam e fariam se o governo tivesse decidido cortar o 25 de Abril, da lista dos feriados Nacionais, como se viu forçado a fazer em relação a pelo menos dois outros feriados. Conseguem imaginar? Eu consigo, mas permitam-me que não vos diga, para deixar a vossa imaginação “voar nas asas do vento que passa…”.
Permitam-me ainda uma declaração de interesses. Não sou seguidor ideológico do actual governo, mas também não sou contra, só por ser, não me agradando o conjunto de medidas que estão a ser tomadas, e não encontrando mesmo justificação para muitas delas, isto para não dizer que sou frontalmente contra algumas outras.

A "CHINA TOWN" DO ALGARVE?

O verão propriamente dito, ainda vem longe. O tempo que o antecede, em que a “coisa começa a aquecer” nos vários sentidos, como temperatura, movimento na cidade, procura do seu comércio, etc. ainda não se instalou na sua plenitude.
E continuam a notar-se os sinais desta apagada e vil tristeza em que os poderes públicos encurralaram a cidade e todo o concelho. Neste caso pelo arrastamento que o País vem sofrendo.
A U.E. e o Estado português (qualquer que seja a cor partidária que o governa) continuam sem se dar conta da forma como subjugaram a Europa, e cada país desse espaço económico, aos interesses da China, com o beneplácito interesseiro dos EUA (que assobiam para o lado) e as intenções pouco claras do gigante alemão que julga estar defendido pela sua dimensão e capacidade.
Uns e outros, que já deviam ter entendido que os seguidores de Mao querem apenas o domínio económico para dominar o mundo à sua maneira, continuam a privilegiar os acordos com os camaradas de olhos em bico. E, sem qualquer condicionamento ou critério, o nosso País está transformado em cais de descarga de toda a “sucata” produzida, sob trabalho mal remunerado, na imensa China, traparia, e não só, vendida a incríveis e permanentes preços de saldo.
Preços incríveis, de facto, mas quanto a bens de duvidosa qualidade,  mesmo assim tentadores, até se começar a perceber que se foi  enganado com a natureza do produto.
Tavira está nessa onda.
Tavira ainda não percebeu que, ao deixar instalar um número tão grande de “lojas e armazéns de origem chinesa”, descaracterizou de vez uma terra que se tinha por equilibrada no seu comércio, invejável na sua cultura, poderosa na sua tradição de cidade com passado, presente e futuro.
Futuro que lhe pode dar, se já não deu, uma ridícula designação.
Tenho muita pena que assim seja. Mas se alguém disser: -“Vou ali a Tavira”, pode ouvir a inevitável e chocarreira pergunta:
- “O quê? Vais à China-town do Algarve”?

                                                                     Lopes Sabino
                                                         

segunda-feira, 23 de abril de 2012

"BICHAS"

Tenho levado a vida em bicharias.
Logo em pequeno a minha mãe mandava-me para a bicha das senhas do racionamento. Aquilo eram bichas para tudo: para o arroz, massa, açúcar, pão, petróleo e afins...
Fila para o barco da Ilha
Já naquela altura havia os "chico-espertos" que disfarçadamente se punham à frente do parceiro, coisa que revoltava os "bicheiros" mais pacatos e que dava constantes discussões.
Depois tive que sofrer com as bichas para o cinema António Pinheiro. Era cada fila que quase dava volta à rotunda da Corredora... e quando chegava à bilheteira já a lotação estava esgotada.
O que me irritavam estas bichas...
Depois, quando fui para Lisboa trabalhar, era um "vê se t´avias". Bichas para o eléctrico, autocarro, para a bica, teatro, enfim, nunca vi uma terra com tanta bicha.
Quando vinha de férias para Tavira, isso então era o fim do mundo, com aquelas longas bichas para o barco do Pilar nos levar para a Ilha.

PENSAR TAVIRA


1OO8
VISUALIZAÇÕES


Com poucos dias de existência o Blogue PENSAR TAVIRA foi visitado por mais de 1.000 vezes.

É esta a prova que demos início a uma VOZ ACTIVA na defesa dos interesses desta cidade.

Claro que vamos continuar... e por isso contamos com as vossas visitas diárias.

                                                                                    A Redacção

 

domingo, 22 de abril de 2012

DE ONTEM PARA HOJE

Depois de ter lido as Reflexões sobre Tavira , aqui publicadas, entendi ser meu dever escrever “duas palavras”, para lhes endereçar os meus parabéns pela iniciativa do Blogue “Pensar Tavira”, e também como caloroso incentivo para que continuem.
Continuem a lançar alertas, descobrir pontos de debate, falar do que falta fazer, do que foi feito ou do que todos gostariam que se fizesse.
Tavira está-me a parecer de novo um deserto de ideias e falta de iniciativas.
Entretanto, houve um jornal que acabou. Há outro que mal fala de Tavira, o que dá aso à falta de informação e de visibilidade sobre este concelho, falta de discussão sobre ele. E, como há muito se sabe, a dita grande comunicação social não cobre o País. Sabe onde ficam Lisboa e Porto e pouco mais…