Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

"AS LEIS BÁSICAS DA ESTUPIDEZ HUMANA (Carlo Cipolla; Universidade de Berkeley)"


por: Luís Costa Silva 
Existem 4 tipos de pessoas:
1. O Infeliz (ou desesperado): alguém cujas acções geram prejuízo próprio, mas que também criam vantagens para os outros;
2. O Inteligente: alguém cujas acções geram vantagens, quer para si, quer para os outros;
3. O Bandido: alguém cujas acções geram vantagens para si, ao mesmo tempo que causam prejuízos para os outros;
4. O Estúpido: alguém que provoca prejuízo a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, sem conseguir qualquer vantagem para si, ou mesmo com prejuízo próprio.  O estúpido não sabe que o é, razão porque é muito perigoso.

Carlo Cipolla chamava ainda à atenção para o seguinte:
- uma sociedade forte em ascensão tem uma percentagem maior de gente inteligente.
- uma sociedade em declínio tem uma alarmante percentagem de bandidos, um forte quociente de estupidez entre as pessoas em posição de poder, e uma alarmante percentagem de Infelizes entre aqueles que não estão no poder.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

UMA LIÇÃO HISTÓRICA PARA OS AUTARCAS TAVIRENSES...


Texto de: Faria da Cunha

A propósito da problemática questão que envolve a construção em Tavira de um porto de pesca, obra idealizada, projectada e orçamentada, que está sendo adiada até ao esquecimento total, e para a qual as entidades locais encolhem os ombros com mesquinha indiferença, lembrámo-nos de avivar a memória dos autarcas tavirenses com um pouco da história marítima de Tavira.
O pequeno texto que vou reproduzir não é da minha autoria, nem de nenhum tavirense. Faz parte de um trabalho sobre esta cidade, produzido por um conhecido arqueólogo algarvio, Luís Fraga da Silva.
Então o que diz este reconhecido técnico?

“No final da Idade Média e início da Idade Moderna, Tavira foi a cidade mais importante do Algarve e uma das maiores de Portugal. O seu porto era então florescente e a sua vida económica e social prosperava com as oportunidades oferecidas pela expansão portuguesa em Marrocos. 
Foi essa a época de maior importância da cidade em termos de ranking histórico nacional, situação nunca atingida nem antes, nem depois.
Tavira era então o principal porto de abastecimento das praças militares norte-africanas, a maior base das milícias algarvias que acorriam à sua defesa em caso de necessidade e o centro logístico da sua retaguarda militar. Tornou-se também nesta época o maior porto mercantil do Algarve e a sua riqueza reflectia-se nas receitas fiscais, no número e qualidade da sua população e na expansão urbana associada à construção de edifícios públicos e privados, nos novos estilos manuelinos e renascentistas.” 

Servirão estas opiniosas palavras, de um reconhecido arqueólogo e historiador, para enriquecer os cérebros entorpecidos de alguns dos nossos autarcas e assessores? 
(Texto recebido no email “pensartavira@gmail.com”, do nosso assíduo leitor Faria da Cunha).

terça-feira, 10 de julho de 2012

PAÍS DE ENGENHEIROS E DOUTORES….. DA MULA RUSSA


por: Luís Costa Silva
Quem estudou, lutou e queimou as pestanas para conseguir concluir uma licenciatura à séria, deve neste momento sentir uma enorme frustração ao assistir a toda a rebaldaria, perdoem-me a vulgaridade, que actualmente envolve o ensino superior (???) em Portugal.
Temos de regressar ao pós 25 de Abril, com o aparecimento do ensino superior privado em Portugal, o qual, pela total incompetência e mediocridade, para não dizer dolo, da “nossa” classe politica, tão culturalmente e revolucionariamente evoluída, permitiu dando origem ao surgimento de uma profusão de Universidades (???), da Moderna, à extinta Independente, passando pela Nova, pela Lusófona, pela Lusíada, etc., etc., as quais na altura rapidamente se posicionaram para lucrar o mais possível com o “negócio” da educação superior em Portugal. Para efeito de justificar o referido basta consultar as propinas pagas nos estabelecimentos de ensino superior privados, uma pechincha.