Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

"CAGAITEIROS" E "CARPIDEIRAS"


Quando éramos meninos e andávamos na "escola-paga" (não havia creches), existia sempre um grupinho que ia meter no rabo da professora, qualquer traquinice que fizéssemos na ausência da Mestra.
Eram mesmo designados para "apontarem" no quadro preto, os nomes daqueles que abriam o "pio", nem que fosse para enxotar uma mosca.
Para estes nós tínhamos um nome: "Cagaiteiros".
Também na sociedade portuguesa, em tempos idos, havia uma classe de mulheres que eram solicitadas para um trabalho muito específico.
Quando se verificava alguma tragédia e daí resultavam mortos, contratava-se um grupo de "velhas", já idosas, que davam coro à lamuria que enquadrava o velório.
A estas era chamado: "Carpideiras".
Pois os políticos de agora imitam essas figuras desaparecidas.
Qualquer frase ou simples palavra proferida por um responsável opositor é, desde logo, interpretada do modo mais conveniente a certos profissionais da imprensa que, imediatamente, "cagaitam" nos "media" que representam, para ser aproveitada por um grupo de políticos que, como carpideiras agoirentas, alarmam o "ingénuo" povo português.
Até quando teremos nós de aguentar uns e outros?
Orlando Lima

CRISE?... QUAL CRISE?


Afinal os portugueses podem ser pessoas felizes.
A crise não pode, nem deverá ser a causa das nossas amarguras, nem provocar o “stress” que nos leve ao desespero.
O português tem antídotos para combater essa epidemia moderna, basta deixar de acompanhar, nos clássicos ”media” (TV, rádio e imprensa especializada), o dia-a-dia dos políticos clonados e voltar-se para realidades positivas que façam volatilizar o seu pensamento para factos da imprensa chamada “cor-de-rosa”.
Ora peguem lá numa dessas revistas que trazem na capa a Rita Pereira, ainda a chorar a morte do Angélico, apesar de, depois da tragédia, já ter “namorado” (no meu tempo chamava-se outra coisa), um empresário, um modelo, um músico e um futebolista.
E pense:
Para que vou eu perder tempo a ouvir o Mário Soares a aconselhar que o PS mande a “troika” às favas, se tenho à disposição os diálogos dos “Homens da Luta” ou o (des)cansado Hermano José?

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FARINHA DO MESMO SACO? NÃO QUEREMOS ACREDITAR…

Andamos mal, não há dúvida, então não é que as mesmas pessoas que condenaram, e bem, a entrega, no ano passado, directamente em Bruxelas do PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento), sem conhecimento prévio da Assembleia da Republica e do Senhor Presidente da Republica, vêm agora entregar o DEO (Documento de Equilíbrio Orçamental) também em Bruxelas, sem que tivessem dado prévio conhecimento do mesmo à Assembleia da Republica e ao Senhor Presidente da Republica, que por acaso também pertence ao mesmo partido politico. Isto deve estar tudo mesmo muito louco.
Não se ganha nada com este tipo de situações a não ser desgastar o capital de confiança que os portugueses depositaram no actual partido no poder.
Mas pior, quando finalmente este governo entrega na Assembleia da Republica os quadros anexos ao DEO, para análise dos “nossos mui ilustres” deputados, não é que os documentos em causa estão elaborados em inglês? Quando ouvi em directo a notícia nem queria acreditar. Será desprezo, incompetência ou propositado? Seja o que for não se pode aceitar, nem com pedidos de desculpa do Senhor Ministro.

2151 VISITANTES

"PENSAR TAVIRA" LIDO NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO
Não sabemos se algum Blogue com origem em Tavira conseguiu a solicitação que já alcançou o "PENSAR TAVIRA" em pouco mais de um mês de existência.
Neste momento registamos o contacto de 2.151 leitores, nesta "voz" preocupada com os problemas da nobre cidade de Tavira.
Se bem que esperássemos o contacto com muitos visitantes portugueses, surpreendeu-nos a presença da Rússia com 223 visitas, Alemanha com 78 e os Estados Unidos com 53 presenças, para além de outros países como o Brasil, Reino Unido, Coreia do Sul, Angola, França e Irlanda.
Lido nos quatro Continentes do Mundo e alcançando em pouco tempo o objectivo previsto, claro que temos de continuar...
A Redacção

terça-feira, 8 de maio de 2012

PARA QUEM TENHA DÚVIDAS SOBRE A DIMENSÃO POLITICA DESTE “HOMEM DE ESTADO”.


Já tínhamos suscitado a necessidade de a família conter o senhor e não o deixar expor-se à voracidade de uma comunicação social sempre pronta a explorar as suas “argoladas”, naturalmente próprias da sua provecta idade.
Por favor mandem-no calar para não se enterrar mais, e para o povo português poder ficar com a memória da imagem do político que na altura teve a coragem de enfrentar o “processo revolucionário em curso”, a bem da liberdade e da democracia. É esse o seu único mérito político, e por ser único não é para nós menos relevante.

558 FUNCIONÁRIO GEREM ESTA CASA... MAS PODIAM SER 708


Em 1942, precisamente há 70 anos, o Município Tavirense não era, em termos de Administração, a poderosa e complexa máquina humana que hoje se movimenta no edifício sede e nos diversos departamentos espalhados pela cidade.
O Quadro de Pessoal permanente da Câmara Municipal de Tavira, em 15 de Abril de 1942, era o seguinte:
Funcionários
Cargos
Nº.
Pessoal Dirigente
Presidente/Vereadores
6
Pessoal Administrativo
Secretaria
8
Pessoal Menor
Fiscais/Outros
23
                                    Total………

37

Para além do Executivo composto pelo Presidente, Administrador do Concelho e quatro vereadores, a Secretaria tinha um Chefe, dois aspirantes, quatro escriturários e um continuo. O pessoal menor abrangia: fiscais, zeladores, capataz de obras, jardineiro, coveiro, leitor de contadores, guarda fios, etc., que mantinham todos os serviços externos do município.
De salientar que, de entre os 37 elementos que compunham a equipa da máquina autárquico, apenas existia um licenciado, o Presidente do Executivo, Dr. José Raimundo Ramos Passos, médico, que exercia o cargo gratuitamente.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

TAVIRA À ESPERA DE INVESTIMENTO AMERICANO?


Não sabia que Tavira procurava investimentos no lado de lá do Atlântico. Culpa minha e ignorância que me foi desfeita pela leitura do Jornal do Barlavento de 26 de Abril passado.
Fiquei portanto esclarecido de que o Presidente do Município e o Presidente da EMPET, acompanhados de um Professor da UALg, e de um membro da ANJE/Algarve, tinham lançado, na costa leste dos “States”, umas sementes de confiança, fertilizando o acto com alguma publicidade, em terreno lavrado pelos embaixadores de lá e de cá, todo ele localizado em áreas dominadas por comunidades lusas.
De facto, para colher é preciso semear.
Por um lado é bom que se divulgue a nossa região, que em termos promocionais deixou, e ainda bem, o duplo “LL” que a adulterava. Ainda por cima, junto de comunidades que tradicionalmente não nos procuram. O turismo norte-americano, quando sai do seu continente fá-lo em direcção a Paris, Londres ou Roma. Os emigrantes portugueses  raramente regressam e, se o fazem temporariamente, ficam-se pelos Açores que se constituem como a sua origem, em grande percentagem.

domingo, 6 de maio de 2012

VANDALISMO EM TAVIRA…. MAIS UM PROBLEMA


Latino Club
 Começa a ser recorrente, na nossa sempre pacifica cidade de Tavira, que todos os fins de semana, nas noites de Sexta-feira para Sábado, e nas noites de Sábado para Domingo, melhor nas respectivas madrugadas, grupos de indivíduos de ambos os sexos façam o percurso entre um bar situado debaixo da ponte, junto ao mercado novo, o “Latino Club”, e a estação da CP, destruindo tudo o que encontram à sua passagem.
Cadeiras e mesas das esplanadas, destruídas ou lançadas ao rio, vidros de viaturas estacionadas partidos, carroçarias amolgadas por saltarem em cima das viaturas estacionadas ao longo da Avenida da Liberdade e da Avenida Mateus Teixeira de Azevedo, destruição de equipamento urbano que vão encontrando pelo caminho (sinalética urbana, bancos de jardim, candeeiros, etc. etc.), enfim uns selvagens que tanto quanto se sabe não serão da nossa terra, já que seguem para a estação da CP para apanhar o comboio das 06:14, que se desloca no sentido V. R. S. António / Faro.

"MARKETING" EM SALÃO DE BELEZA

Entusiasmada com o êxito do "Pingo Doce", uma cabeleireira tavirense também quis utilizar o "marketing" do merceeiro Jerónimo Martins.
Vai daí anunciou que no "Dia da Mãe" iria fornecer os seus serviços, não a 50%, mas totalmente grátis.
Toda a jovem que quisesse lavar o cabelo, secar e pentear, de borla, devia apresentar-se no seu Instituto de Beleza, no domingo dia 6 de Maio.
Não sabemos se algumas candidatas (ao boicote do Dia da Mãe?) dormiram à porta do estabelecimento, mas a verdade é que às oito e meia da manhã a "bicha" já contava duas dezenas de cabeças para embelezar.
Se a moda pega ainda havemos de ver o Ministro das Finanças a cobrar os impostos por metade do valor.
Ambrósio Antunes

O NOSSO PRIMEIRO MÊS


Hoje celebramos o nosso primeiro mês de chegada à blogosfera, não somos um caso de sucesso, nem tão pouco um “case study”, mas averbamos o bonito número 1.855 visitas, uma média de 60 visitas por dia.
Só podemos celebrar com uma pequeníssima homenagem à nossa terra, razão de existirmos, através de uma também muito pequena produção vídeo, com música das nossas origens, da nossa fundação enquanto comunidade, a qual, na nossa opinião, só deve ser motivo para nos orgulharmos. Tavira, a nossa moura encantada, em noite de luar.

MUITO OBRIGADO, nós agradecemos e o vosso blogue também. 

                                                                          A Redacção

Nota importante: Por lapso nosso não referimos o apoio que temos recebido dos nossos leitores com vídeos e fotos que temos utilizado neste blogue, assim como também temos utilizado imagens recolhidas da internet (Youtube e outros sites), sem protecção dos direitos de autor. Agradecemos de novo aos nossos leitores e solicitamos que continuem a enviar fotos e vídeos.