Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

DIÁLOGOS MUITO PROVÁVEIS

CARAS SEM VERGONHA ou VERGONHA NA CARA?

1. O Florindo, moço do meu tempo de Escola, vinha desenfreado para desabafar. Aceitei o encargo de o ouvir e ele não se fez rogado:
- Não leste as últimas? Aquele inefável ex-Presidente da República Mário Soares insulta autoridades, diz que não paga a multa do excesso - e que excesso! - de velocidade e ninguém lhe vai à mão.
- Homem, tu estás é excitado! Então não vês que o estatuto de "Pai da Pátria" a que se permite  e lhe permitem, dá direito a ser arrogante?
- Direito coisa senhuma... As arrogâncias não encaixam e a sociedade portuguesa já lhe tolera uma série de aberrantes benefícios. Onde é que isto se viu? O Estado a pagar multas de trânsito...
- Não te zangues que ele por aí não leva a sua avante. A não ser que alguma entidade pública conceda mais um subsídio à Fundação, para cobrir despesas pessoais do "artista", incluindo multas. Há muita maneira de "matar pulgas" e é verdade que a contenção orçamental é só para quem é?
2. Nisso te dou razão. Porque, no mesmo dia em que veio a lume a triste figura que MS fez, houve notícia de outra esperteza saloia. Os dirigentes da empresa (Pública) subsidiária da CP, também falida, sempre compraram os automóveis de luxo para o Conselho de Administração. Foram mais uma centenas de milhares de euros...
- Compraram? - interrompi - Mas tinha sido anunciada a anulação do concurso, como aliás decorre da proibição de assumir encargos para os quais não haja capacidade orçamental financeira...
- Compraram os carrinhos de luxo, compraram! Tu pareces ser do tempo em que o Estado não gastava dinheiro sem verba inscrita em orçamento. E ai daquele que o autorizasse.
- Sim! Era demitido sem remissão.

AS PALMEIRAS EM TAVIRA MORREM EM PÉ




Junto ao Tribunal de Tavira





O escaravelho das palmeiras

Chegou a Tavira sem ser convidado e alojou-se nas palmeiras do Jardim Público.
Tem um nome pomposo, pois chama-se Rhynchophorus ferrugineus, mas tornou-se aqui conhecido pelo escaravelho das palmeiras.
Sabe-se que veio de África, faminto, pois desde logo desatou a comer o miolo das palmeiras da cidade, ao ponto de lhes retirar toda a seiva que as centenárias árvores necessitam para viver.
Daqui a alguns meses as palmeiras em Tavira são exemplares em vias de extinção, porque estas bonitas árvores que embelezam a cidade estão a morrem em pé.
Se Tavira Verde trata delas?
Eles até são do Benfica...

                                                                                  Raul Viegas

"QU´É D´ELA?"



Isto é: "O que é feito dela?" - Por isso não estou a rotular de "canita de luxo", este raro exemplar que "mama" mensalmente à RTP a "ridícula" verba de 30 mil euros.
Não a estou a rotular, mas até tinha moral para o fazer, porquanto este exemplar de ídolo de pés de barro, num programa de entretenimento, ao entrevistar um dos participantes, natural do Algarve, teve esta "brilhante" frase:
"Ah!... Os algarvios são como os cães de caça, são todos da mesma raça".
Pois é este "espécime" que aparece agora a querer renovar o "assalto" às algibeiras dos contribuintes portugueses, com um vencimento equiparado à totalidade  que recebem 60 portugueses com o seu salário mínimo Nacional.
Se temos 700 mil desempregados, porque não mais um?

                             
                                                    Ambrósio Antunes

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O PORTO DE PESCA DE TAVIRA



Será que não é ainda desta vez que Tavira terá direito a ter um porto de pesca ? O que se passa ? O concurso já foi efectuado, as propostas abertas, a proposta vencedora escolhida, uma verba de 2,5 milhões de Euros no PIDDAC para 2012, faltando apenas a assinatura do respectivo contracto.
Da Baleeira a Vila Real de Santo António, passando por Albufeira e Quarteira, só nesta nossa humilde terra se anda há mais de doze anos a tentar que lhe seja "concedida" a subida honra de ter um porto de pesca, enquanto elemento fundamental para o ordenamento dos usos do Rio Gilão, votado a um quase total abandono, sendo o referido porto peça essencial para a dinamização da pequena pesca, determinante que é na oferta turística já tão assente na gastronomia em torno dos produtos do mar.   
Não..... Não se pode compactuar com mais um eventual adiamento.
A importância estratégica para a nossa cidade de um porto de pesca obriga a um movimento de cidadania que leve a uma decisão sem vacilações para a sua construção.
Temos de nos organizar para defender a nossa terra, ninguém a defende por nós.

                                                                  Luís Costa Silva

   


quinta-feira, 5 de abril de 2012

DESPORTO EM TAVIRA




Vai mal o desporto em Tavira
Uma política desportiva e cultural, construída em alicerces pouco sólidos, levou à criação, nesta cidade, de um excessivo número de clubes desportivos e associações culturais que se habituaram a viver à custa dos dinheiros da autarquia.
Muitas destas associações, sem outros meios económicos senão os que vão sacando aos cofres municipais, vivem agora em plena agonia a caminho de uma eminente falência. Alguns, até, sem associados e dirigidos por pequenos grupos de amigos e familiares, não possuem mesmo estrutura administrativa que cumpra os deveres estatutários por que se devem reger.
Porém o mais grave são os exageros económicos, a que muitos dos seus dirigentes levaram as finanças destes clubes, alguns mesmo enveredando por práticas profissionais que, como é evidente, os encaminhou para deficits grandes e dívidas insolventes, de mais de uma centena de milhares de euros.
Agora o "cofre" da Câmara chegou ao fundo e os subsídios atribuídos no passado ano de 2011 estão em dívida. Muitos destes clubes apenas receberam um terço das importâncias que lhes foram concedidas e a "promessa" de que em 2012 haverá cortes e eliminação de algumas destas benesses.
E se não houver dinheiro da edilidade, não haverá desporto, já o dizem alguns dirigentes, porque atletas, treinadores, massagistas, motoristas, fisioterapeutas e outros "amadores", que se agarram a estes clubes, breve se cansarão de "amar" o desporto da terra.

Orlando Lima

APRESENTAÇÃO

Damos hoje início a este Blogue PENSAR TAVIRA, que um grupo de amigos da sua terra irá manter com notícias, críticas e outros escritos, em defesa e divulgação do Concelho.
Lançamos, por isso, um apelo: Que o divulguem entre os vossos conhecidos. Basta "clicar" PENSAR TAVIRA.