Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

CÂMARA E CINECLUBE EM "GUERRA" DE COMUNICADOS



Por: Orlando Lima

A Câmara de Tavira e o Cineclube  de Tavira estão em guerra de comunicados, pela simples razão da edilidade ter fechado a "torneira" aos subsídios que esta "pseudo-associação", todos os anos, vem "sangrando" aos cofres autárquicos.
E dizemos "pseudo-associação", porquanto ela é dirigida por uma única pessoa, não possui órgãos directivos conhecidos e, possivelmente, pelo que se conhece, sem associados. Associação esta que desde há alguns anos se tornou "dona e senhora" da sala e instalações do Cine-Teatro António Pinheiro.
No ano passado  a Câmara atribuiu-lhe um subsídio de 24.275 euros.  Contudo da gestão económica desta entidade pouco ou nada se sabe e daí perguntarmos à própria Câmara, por que insiste, no seu esclarecimento público de 15 de Junho, em continuar a considerar fundamental a viabilidade e existência deste Cineclube de Tavira e se predispõe continuar a apoiar as suas actividades.

VIVAM OS SANTOS POPULARES

Afinal a Câmara de Tavira quis fazer surpresa aos tavirenses e vai daí, apesar das limitações financeiras próprias da crise, mandou ornamentar o Jardim Público e a Rua José Pires Padinha (parte).
Os festejos em honra de São João e São Pedro, aí estão e o Povo lá estará para o comemorar.
Viva o São João e o São Pedro.
Viva a Câmara e o Senhor Presidente . 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

EMPET – ASSIM NÃO PODE SER


por: Luís Costa Silva
Então não é que o já celebrado folheto promovido pela EMPET, que entre outras actividades, anunciava a apresentação oficial de algo denominado "ATIVAR TAVIRA", programada para o Mercado da Ribeira, no dia 22 de Junho, ás 10h30, anda a enganar os tavirenses. Mau começo para uma iniciativa cuja denominação tão esperançosa parecia ser para a nossa terra. 
Respondendo ao apelo feito à população no referido folheto, “Junte-se a nós e descubra o novo futuro de Tavira”, alguns tavirenses, não muitos diga-se, lá estiveram esperando pela apresentação oficial anunciada, na data e hora estabelecida, e o “futuro” de Tavira não apareceu. É verdade, mas até parece uma brincadeira, coisas de miúdos irresponsáveis. 
Se é este o novo futuro para Tavira, que nos estavam a desafiar a descobrir, estamos esclarecidos. 

FEIOS, PORCOS E MAUS


                                                          Por Prudêncio Matias

Com este título, há um filme italiano, de 1976, dirigido por Ettore Scola, que retrata a vida de um bairro de lata dos arredores de uma grande capital. Apenas uma história, claro.
Os países da elite europeia, quando perceberam que os seus pares do sul estavam em dificuldades, passaram a intitular este grupo como PIGS (PORCOS) coincidindo a sigla, e correspondente anátema, com as iniciais de Portugal, Itália, Grécia e Espanha (Spain).
Não sou capaz de precisar se, inicialmente, o “I” seria de Irlanda ou se já servia de carapuça à também contaminada Itália.
E é verdade que estes quatro parceiros estão mesmo em grandes dificuldades. Mas daí a designá-los como PIGS (porcos) deveria ir grande distância.
Enfim… Manias de gente rica, que não se sabe se algum dia poderá cair na alçada do FMI & Companhia. Nunca se sabe mesmo!
O que se sabe é que, no mundo do futebol, os PIGS estão a aguentar-se. Só falta saber se a Alemanha terá de sofrer a surpresa de sair do Euro (do futebol) pela mão, ou antes, pelo pé da Grécia, que ela (a mesma Alemanha) tanto queria ver fora do Euro (moeda).
São as voltas que o mundo pode dar.
Em todo caso, se os PIGS não perdem a acintosa designação que lhes foi imposta, pelo menos ficamos cientes de que, à semelhança do título do citado filme, os outros, os mais ricos da Europa, poderão ficar como os “feios” e, geneticamente, os “maus” da fita.

terça-feira, 19 de junho de 2012

NOVOS DESAFIOS ... LANÇADOS A QUEM?

por: Lopes Sabino
Decididamente, Tavira surpreende-nos.
Uma publicação de 420x290 mm, folha dupla, em belíssima cartolina e uma impressão de luxo, apareceu em várias caixas de divulgação pela cidade, sob um título NOVOS DESAFIOS, tendo como frase-chave “Descubra a nova imagem da EMPET e os desafios traçados para o desenvolvimento económico do Concelho”.
Apesar do editor do gigantesco e luxuoso folheto ser a Empet – Parques Empresariais de Tavira, nota-se perfeitamente que, a um ano de autárquicas, se trata de um sub-reptício lançamento da respectiva campanha eleitoral.
É a única razão para que apontam os altos custos da publicação, que no seu conteúdo, apenas pretende “lançar uma nova imagem da EMPET”.
Que imagem? A dos seus prejuízos? A da altas remunerações do seu Conselho de Administração? A das grandes dificuldades em conseguir adesões sólidas ao parque empresarial?

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ENTÃO E AGORA?

por: Luís Costa Silva
Aí estamos nós no melhor de boa gestão da coisa pública. A Parque EXPO apresenta um deficit insanável, consequência, liquida-se a empresa.
Os respectivos administradores e quadros superiores fizeram o que fizeram, boas remunerações, e nalguns casos também pensões, bons carros de luxo, excelentes repastos em tudo o que foi restaurante "topo de gama", de Lisboa e arredores, sempre regados com magníficos e muito caros, tintos ou brancos, e agora será que vão ser responsabilizados, criminal e materialmente, pelo estado a que conduziram a empresa? Claro que não.
Partirão certamente para a gestão de outra empresa pública que ainda consiga, por enquanto, aguentar com as despesas relativas à satisfação das suas "parcas" necessidades “básicas”.