Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

UM DESAFIO AO DEPUTADO MENDES BOTA


Os algarvios, quando ouvem falar dos seus “deputados” na Assembleia da República, até ficam arrepiados.
Não é para menos, porquanto, na sua maioria, são figuras para nós aberrantes, descartadas pelos Partidos para esta região, que com o Algarve nada têm de afinidade.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

TAVIRA ANIMA-SE ………. DESANIMANDO-NOS


Aí está mais uma vez, e ainda bem que é um fenómeno de carácter anual, neste caso a 3.ª Edição do “CHALLENGE DE TAVIRA LONGEVITY WELLNESS RESORT”. Esperemos que não se venham, os organizadores com a autorização da Autarquia, um dia destes lembrar de efectuar alguma corrida de “Karts”, de cavalos ou qualquer outro tipo de animação que ponha a cidade em polvorosa, num dia de semana, ao fim de um dia de trabalho quando pretendemos calmamente regressar a casa. Neste caso animados, seguindo as intenções animadoras dos organizadores…. suponho.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

QUEM PERGUNTA... QUER SABER!


Faz tempo que ando para fazer esta pergunta: - Que é feito do acordo entre a Câmara e a DG das Contribuições e Impostos para a instalação do Serviço de Finanças de Tavira?
É bom especificar. No último mandato do Presidente Macário Correia, o Município estabeleceu um acordo com a DGCI para transferência dos Serviços de Finanças para a Rua 25 de Abril, em edifício cedido pela autarquia, deixando vago todo o actual piso e permitindo a sua afectação a serviços camarários que atendem  público.
Até aqui tudo bem. A seguir, foi destinado um terreno pertencente à CMT, na Horta d’el Rei, confinante com o tramo superior da Rua 25 Abril e estabelecido contrato com uma Empresa local. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

"SOMOS DONOS DAS PALAVRAS...

"SOMOS DONOS DAS PALAVRAS QUE GUARDAMOS,
MAS ESCRAVOS DAS QUE SOLTAMOS"...
(A frase foi lembrada, há dias, por um jornalista, mas ela pertence a um dos homens que salvou a Europa na II Grande Guerra. Foi seu autor, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill.)

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira
Senhor Dr. Jorge Botelho
Não o vejo aqui como um cidadão vulgar, de porte amável, cumpridor de princípios éticos, enfim, um residente merecedor do respeito de todos os concidadãos na nossa comum terra, cuja integridade pessoal não pode, de maneira alguma, ser posta em causa.
Se tivesse de escrever sobre estes predicados, aliás exigidos a qualquer um que integra a sociedade autárquica, a minha pena não era justa, se lhe apontasse algum defeito.
Mas, não. Eu estou hoje aqui, para lhe dizer o que penso do Presidente da Câmara de Tavira, após 31 meses de exercício.

A MÁ MEMÓRIA POSTAL


Sempre imaginei que a indicação dos nomes para as ruas de uma cidade deveria obedecer a critérios de ligação à vida local, destinando-se aos actuais e/ou futuros cidadãos a referência a este ou àquele antepassado que alguma coisa terá feito pela sua terra.
Assim, ninguém em Tavira esquecerá Paio Peres Correia, António Padinha, Tomás Cabreira, Emiliano da Costa e tantos outros nomes de que se encontra semeada a toponímia tavirense.
Nos últimos anos, contudo, houve grande descontrolo a esta premissa, quando a respectiva comissão resolveu, em certo despique interno, propor nomes dos mais estranhos, sob justificações ainda mais esquisitas. E o Município acedendo sem regatear…
Não vou agora lançar aos eventuais leitores a autentica parafernália de  desconhecidos  que figuram na toponímia local. Mas um dia em que acorde melhor disposto sou capaz de o fazer. Prometo!
Hoje apenas dou conta de uma tripla distorção que incomoda. E que algures vi, cada uma de sua vez, referidas em interessantes comentários.

domingo, 13 de maio de 2012

O FUTURO ESPERA POR NÓS


Na passada Sexta-feira, dia 11 de Maio foi a data de aniversário de um ilustre causídico tavirense que reuniu à sua volta, num ciclo muito restrito de amigos, alguns dos mais importantes empresários da nossa praça na necessária comemoração pública, que teve lugar num conhecido bar de Tavira. Um fim de dia à beira do Gilão, esperamos que nunca ninguém se lembre de os denominar de “Os amigos do Gilão”. Os convites seguiram por SMS, as novas tecnologias ao poder.
Apesar do relevo que o referido advogado tem na nossa terra, sabemos já ter sido líder da concelhia de Tavira do PSD, temos a certeza que ele não nos levará a mal se dissermos que o facto relatado não teria em si grande relevância politica, não fora o convite e presença do “presunto” (não no sentido gastronómico….) futuro candidato à Presidência da Câmara Municipal de Tavira, o Senhor Doutor José Estevens, Presidente em exercício da Câmara Municipal de Castro Marim (parece que existe uma qualquer e estúpida razão legal que o impede de se recandidatar de novo àquela autarquia).