Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PARABENS Á NOSSA AUTARQUIA

Ora aí está, sem grandes parangonas, quase no silêncio, como deve ser, foi lançado, também quase de repente, um novo tapete no pavimento da Rua Almirante Cândido dos Reis, desde a Igreja do Livramento até ao Jardim da Alagoa.
Parabéns à nossa autarquia, e esperemos que seja a primeira das muitas intervenções que a nossa cidade tanto precisa e merece, para recuperação dos pavimentos dos seus arruamentos, principalmente na "baixa" da cidade.
A nossa filosofia é ser críticos quando as coisas não correm bem, mas também saber valorizar e elogiar o que de bom se faz por esta nossa cidade, reiteramos assim os nossos parabéns. A cidade agradece.     

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O PORTO DE PESCA DE TAVIRA, A PETIÇÃO


por: Luís Costa Silva

Os promotores da petição pública, divulgada no nosso blogue, para a construção do Porto de Pesca de Tavira, não tendo como comunicar com os respectivos subscritores, que infelizmente não atingiram o número de 4.000 assinaturas, para que pudesse ser encaminhada para a Assembleia da Republica, vieram agora solicitar mais uma vez o nosso apoio.

O POLVO "PAULO" É UM TRAIDOR

por: Orlando Lima

Polvo "Frazão"
Com a falta de imaginação que caracteriza a "futebolmania" portuguesa, aparece agora, imitando o polvo "Paul" que adivinhava os resultados do "Mundial 2010", o polvo do Norte "Paulo", a vaticinar a derrota da selecção portuguesa contra a alemã, no próximo "Europeu".

terça-feira, 29 de maio de 2012

BOLOTA ALIMENTO NUTRITIVO

por: Ambrózio Antunes

A bolota é um alimento que poderá vir a entrar, novamente, no hábito alimentar de certos portugueses.
Bolota Algarvia
Ou não fosse ela, tal como o petróleo, um produto originário da arábia.
Em Portugal não existem poços de petróleo, mas temos três tipos de árvores a produzirem este fruto, nomeadamente, o sobreiro, a azinheira e o carvalho, em grande abundância no Alentejo e na serra algarvia.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PENSAR TAVIRA…… UMA REFLEXÃO (5.ª Parte)

por Luís Costa Silva
O mundo avançava agora pelos anos oitenta ao ritmo não da revolução industrial, mas sim da revolução tecnológica, a ficção científica começava já a fazer parte da realidade desses nossos dias.
O primeiro micro computador surge em 1980 em Inglaterra pela mão de um senhor de seu nome Sinclair, o célebre ZX81, que muito rapidamente dará lugar ao famosíssimo ZX Spectrum, o qual irá por sua vez dar inicio à vulgarização da microinformática, é também neste mesmo ano de 1980, que a Internet (World Wide Web) dá os seus primeiros passos por inicitiva do também inglês Tim Berners-Lee, funcionário contratado do CERN - Organização Europeia para a Investigação Nuclear, na Suíça, que desenvolveu o ENQUIRE, projecto usado para reconhecer e armazenar associações de informação, iniciando-se pois desta forma a era do tão relevante movimento integrador para a humanidade, que se veio, poucos anos depois, a concretizar na globalização.

UM ALERTA PARA DESNECESSÁRIA FALHA


  ________________________________      Por Lopes Sabino

Tavira – toda a gente o diz – é um destino muito procurado e com características especiais. Património edificado, um rio a dividir a cidade, praia, campo, bons ares e uma gente que sabe sorrir, ser prestável e acolhedora.
Uns dias atrás, estava eu junto à Arcada municipal, a conversar com o meu amigo Eustáquio que me contava “as últimas”, quando reparei num turista encostado ao antigo Posto de Turismo da Rua da Galeria, esperando certamente alguma informação útil para a sua condição de visitante.
Na altura havia por ali muito funcionário/a municipal que regressava da sua “sagrada” hora da bica. Alguns ficavam-se uns minutos em animada troca de impressões. Mas nenhum dos dignos agentes autarcas reparou no que eu reparara.
Dentro daqueles princípios do bom acolhimento que todos devemos assumir, sem servilismo mas em consciência, e mesmo sem ter a qualidade de funcionário municipal, entendi que o turista aguardar mais de mais de dez minutos por algo que nunca iria acontecer, era muito. E assim decidi-me.