Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

TRANSPORTES FLUVIAIS DA CIDADE PARA A ILHA

por: Luís Costa Silva
Iniciaram-se no passado dia 02 de Junho as carreiras para a Ilha de Tavira, a partir do cais frente ao Largo Dr. Parreira, no tecido urbano da cidade. No sentido de apoiar os nossos seguidores entendemos publicar os respectivos horários para o ano de 2012, querendo acreditar que todas as carreiras se irão efectuar.
Esta nossa dúvida reside no facto de em situações de baixa-mar, com marés vivas, não acreditarmos que as embarcações utilizadas consigam subir e descer o rio, face ao estado de assoreamento em que este se encontra, particularmente na área próxima à denominada “curva da vagarosa” e na área próxima ao cais da cidade.
Esperamos que os nossos autarcas estejam atentos a esta realidade, a qual poderia também ser resolvida com a construção Porto de Pesca de Tavira, em cujo projecto está incluída a dragagem do rio, da doca a construir até à barra, para além da construção de um novo cais para embarque dos transportes fluviais.
Vamos lutar para que estas questões sejam resolvidas, ou corremos o risco de um dia, daqui a muitos anos, ter de ir a pé pelo leito seco do rio ou atravessando também a pé as Quatro Águas, para podermos ir à “nossa” ilha. Tavira precisa de nós todos, lutemos por ela.    

domingo, 3 de junho de 2012

OBRAS PORTO DE PESCA DE OLHÃO….. SERÁ?

                                                                                                       por: Luís Costa Silva
Seguindo notícia do bem informado Correio da Manhã, do último Sábado, 02 de Junho, o Presidente da Câmara de Olhão, aproveitou os festejos do Dia do Pescador para pedir ao Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, (o tal que recentemente veio a Tavira anunciar que o facto de haver uma verba inscrita no PIDDAC 2012, para inicio da obra do Porto de Pesca de Tavira, não queria dizer que a obra se efectuasse, já que seria necessário fazer uma reavaliação da situação, lembram-se?), pois foi-lhe pedido, pelo autarca olhanense, que sejam executados com urgência melhoramentos que, segundo ele, são indispensáveis, no Porto de Pesca de Olhão, quer em terra, quer no plano de água.
Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu
E esta? Vamos lá ver se a verba atribuída no PIDDAC 2012 para o inicio de construção do Porto de Pesca de Tavira, por uma reavaliação do Senhor Secretário de Estado do Mar e do seu Governo, não vai parar ao Porto de Pesca de Olhão.
Nada temos contra a, agora, mui nobre Cidade de Olhão da Restauração, nem contra a sua população, antes pelo contrário, os seus pescadores e marinheiros merecem-nos a nossa mais viva admiração.