Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SOLUÇÃO Á VISTA…… FINALMENTE O ALÍVIO


por: Luis Costa Silva
Quando folheava uma revista sobre questões científicas e curiosidades, a SUPER Interessante, número de Agosto de 2012, tive a muito agradável surpresa de me confrontar com um artigo que dava notícia de que a Glen Biotech (http://www.glenbiotech.es), uma empresa espanhola constituída a partir da Universidade de Alicante, tinha encontrado uma solução definitiva para acabar com a praga do Escaravelho Vermelho, de seu nome cientifico Rhynchophorus ferrugineus, praga esta que tem devastado a população de palmeiras, a partir do Sul do país e agora também já em larga escala, em Lisboa.
Rhynchophorus ferrugineus
A praga foi detectada pela primeira vez em Portugal, no Algarve, em 2007, sendo já conhecida a sua presença e disseminação em Espanha, há cerca de 17 anos, a partir da Andaluzia, proveniente do Egipto.
A sua propagação é muito rápida já que este coleóptero consegue voar entre cinco e dez quilómetros, provocando a morte das árvores infestadas em menos de seis meses.

AS "GORDURAS"... DE ALGUNS "FINÓRIOS"


AS “GORDURAS”… DE ALGUNS FINÓRIOS
Crónica de:  Ambrósio Antunes
(Correio da Manhã de 03.08.2012)
Parece, finalmente, que o Governo resolveu começar a cortar nas “gorduras” que afectam a pobre economia portuguesa.
Primeiro terá sido nos contratos ruinosos que o “sagrado” Sócrates fez com as PPP’s, nas quais o actual Executivo deu agora, ou vai dar, uma dentada de MIL MILHÕES DE EUROS.
Hoje chegou a vez das “Fundações”, associações milionárias, onde conhecidos “finórios” mamam à vontade, na teta da “porca da política”.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ANIMAÇÃO DE VERÃO EM TAVIRA ... UM MÊS DEPOIS!

                                                                      Por Lopes Sabino

Há pouco mais de um mês, aqui me referi à animação de Verão em Tavira, com algumas sugestões que, logicamente, não foram aceites, porque, nessa altura, já o programa estava delineado, cozinhado, impresso até. Só não estaria distribuído.
Mas, ainda que houvesse tempo para as implementar, tais sugestões também não seriam minimamente aceites. Estou entre aqueles que sabem perfeitamente que os responsáveis políticos, sejam eles de autarquia pequenina, Juntas de Freguesia, de autarquia maior, Câmara Municipal, ou de nível governamental, estão-se “nas tintas” para toda e qualquer crítica, mesmo construtiva desde que proveniente de vulgares cidadãos.