Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

VAI CAIR... E PODE MATAR

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira, se esta fatalidade tiver a hipótese de vir a acontecer, quem será a "entidade" do seu "Departamento de Fiscalização e Obras", a quem atribuir culpas?
É uma artéria de grande movimento, pois liga a Corredora à Ribeira e emboca no edifício do antigo mercado e na lota do peixe. Centenas de pessoas passam todos os dias por ali, inconscientes ao perigo que ameaça aquele edifício em ruínas, há muito a carecer de demolição.
Têm sido várias as vezes que bocados das paredes e telhado caiem na Travessa das Cunhas, assustando quem passa.
O que acontece depois? Aparecem umas grades atadas com fitas a delimitarem uma minúscula zona junto ao prédio ( a artéria não tem passeios), que passados dias desaparecem.
Entretanto o perigo vai aumentando. O proprietário está-se "marimbando" para as consequências, os serviços camarários encolhem os ombros e assobiam para o lado, e os transeuntes vão suportando o perigo, confiantes num "deus", que qualquer dia, mau humorado, pespega com aquela "tranquitana" encima da barbearia do Fernando, enquanto ele me corta o cabelo, e do café Marítimo, na altura que o Simplício bebe um copo.
Depois... há os tais inquéritos a apurar responsabilidades, para concluírem que a justiça morreu solteira e proporcionar a um qualquer passante uma visita ao São Pedro, vítima de uma pedrada na cabeça.
Orlando Lima




sexta-feira, 4 de maio de 2012

CADA VEZ MAIS….. POR TAVIRA


 De dois em dois anos têm vindo a realizar-se encontros de cidadãos tavirenses, por iniciativa de alguns conterrâneos nossos. Os participantes são maioritária, mas não exclusivamente, cidadãos nascidos na nossa cidade de Tavira, na década de trinta e quarenta do século passado, bem como os respectivos familiares.
Segundo um dos organizadores, por nós contactado, em 2011 terão participado no IV Encontro cerca de 250 pessoas, numa jornada de saudade em que, ainda segundo o mesmo organizador, se revêem velhas amizades e se contam e repetem até à exaustão episódios da vida nos grupos sociais, da juventude de então.

CROMOS DA CRISE

Godinho Lopes
Há duas coisas que sou desde pequeno. Português e sportinguista. À nacionalidade não renego, mas à condição de "lagarto" estou em vias de abdicar.
E por quê? Perguntarão...
Pela simples razão do presidente, esse rapaz que dá pelo nome de Godinho Lopes, andar a vender o Sporting aos chineses.
Não é o caso de ele se preparar para trazer 180 "chinezinhos" para a Academia de Alcochete. Mais chinês, menos chinês em Portugal não fará grande diferença.
O que me preocupa são os 160 milhões que ele quer arrancar às empresas asiáticas "Três Gargantas" e "State Grid". E, sobretudo, que ele venha a gerir esta "pipa" de massa como o fez com os navios-hotéis que explorou na EXPO (Exposição de Lisboa).

Paulo Bento
O seleccionador-treinador do futebol português renovou o seu contrato com a Federação Portuguesa de Futebol.
Porém o rapaz foi sério. Não pediu aumento de ordenado, sujeitando-se aos 600 mil euros por ano, que auferia anteriormente.
Não sei se esta cedência de Paulo Bento teve em atenção a crise em que vivemos, ou ao facto de ele embolsar num ano, somente, o que três portugueses arrecadam em 36 anos de trabalho.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

JORNADA DE SAUDADE.......

Com saudades, mas sem saudosismos, aí está o nosso conterrâneo Rui Soares, actualmente residente no Funchal, interpretando a "Canção de Tavira", com letra e música do muito saudoso Sebastião Leiria, ilustre figura da nossa terra que importa não deixar que o tempo apague da nossa memória. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

EMPRESAS MUNICIPAIS DE TAVIRA... NA FALÊNCIA?


É evidente, como diz o nosso colega de "blogue", Prudêncio Matias, que as autarquias e, neste caso específico, o Município Tavirense, têm a obrigação "democrática" de dar a conhecer à população a saúde financeira das empresas públicas municipais, que se arrastam a reboque dos cofres autárquicos.
Sobre a E.M. Tavira Verde não será preciso falar, porquanto o conceito que dela têm os tavirenses, escuta-se a cada canto da rua e por todos aqueles que, mensalmente, olham para as facturas e se horrorizam e revoltam com os valores cobrados em água, limpeza e lixo.

E OS GESTORES DAS EMPRESAS MUNICIPAIS?


Muito interessante o esclarecimento que neste Blogue surgiu, pela mão de Raul Viegas, a propósito dos salários dos autarcas em geral, focando em particular o caso de Tavira.
Permitam-me acrescentar a pergunta com que titulo esta minha nota: - E os gestores das Empresas Municipais? 
Recordo que, a partir de Abril deste ano – embora com excepções com que muita gente não concorda – o vencimentos dos administradores das Empresas Públicas ficaram limitados ao salário do Primeiro Ministro.
Essa indexação permite aliviar o défice empresarial do Estado de injustificados e principescos ordenados, incluídos de “alcavalas” que rasgavam inusitados horizontes aos gastos desses mesmos gestores.

MANIF DO 1.º DE MAIO…… VERSUS "MANIF" PINGO DOCE



Liiiiiindo…., cá estamos nós passados 38 anos do 25 de Abril, em plena liberdade, a dar o nosso melhor exemplo de civismo e de participação política.
Seria interessante, mesmo muito interessante, que a Jerónimo Martins disponibilizasse o número de “fregueses” que ontem frequentaram as suas lojas, em confronto com os números que a CGTP e a UGT nos disponibilizassem também, os verdadeiros números, da participação de cidadãos nas comemorações do dia do trabalhador, o 1.º de Maio.
Na nossa terra, Tavira, garanto que estiveram no Pingo Doce incomparavelmente mais pessoas do que nas comemorações do 1.º de Maio, pela simples razão que estas comemorações nem existiram, e o Pingo Doce esteve a abarrotar.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PENSAR TAVIRA…… UMA REFLEXÃO (4.ª Parte)


Na nossa última crónica, por escassez de espaço e também lapso nosso, não referimos que no fim da década em causa (década sessenta), já na Primavera Marcelista, um conjunto de jovens políticos do anterior regime (Estado Novo - União Nacional), criaram uma ala liberal na Assembleia Nacional, a qual se tornaria relevante porque serão eles a fundar e constituir o centro direita do universo politico partidário do pós 25 de Abril.
Acresce ainda também não ter sido referido, embora seja muito relevante, o declínio do sector da indústria em Tavira, particularmente com o encerramento da Fábrica Balsense (conservas de peixe), acompanhando a crise na pesca do atum, com o fim do lançamento de três armações para a sua captura (Abóbora, Barril e Livramento), assim como o fim da laboração da Fábrica J.A.Pacheco (moagem), com a sua deslocalização, na altura para Faro.

ASSOCIAÇÕES TAVIRENSES


O Recreativo
 
O Clube Recreativo Tavirense é uma associação que ainda está viva, embora muito debilitada. Debilitada porque já não tem o mesmo número de associados, o fulgor das suas actividades teatrais, a animação dos bailaricos na sua sede, o bater constante das bolas na sala de bilhar, ou o silêncio respeitado da sala de leitura.

 
O tempo passa e vai deixando as indeléveis marcas de outras opções, da ausência do associativismo, das dificuldades em que navegam tudo quanto sejam instituições sem fins lucrativos e que operavam no sentido de juntar as pessoas e puxar pela sua criatividade, optimizando as capacidades em que cada um se mostrava mais apto. 
Tavira tem essa tradição associativa, do teatro, da música, dos folguedos de Carnaval, da organização de Festas da Cidade, tudo isto levado a cabo com brilho, com rigor, com determinação.