Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

NORONHA NASCIMENTO JUBILADO COM 5516 Euros



Noronha Nascimento, o anterior presidente do Supremo Tribunal de Justiça e cujo mandato ficou marcado pela polémica em torno das escutas ao então primeiro-ministro José Sócrates, é um dos novos aposentados do Estado.
A partir de 1 de Setembro, o juiz conselheiro integra a lista de reformados da Caixa Geral de Aposentações, com direito a uma pensão de 5516,97 euros. É uma das pensões mais altas atribuídas entre os valores que constam na lista da CGA. Noronha do Nascimento saiu do cargo em Junho deste ano, a seis meses de atingir o limite máximo dos 70 anos para a jubilação.

( Do Jornal Correio da Manhã de 2013-08-14)

*
 

Não há-de o homem de  rir… Com aquele tamanho 5.516 euros! Se fosse maior ia receber aí uns 20.000. E se o Socrates ainda estivesse no Govêrno, talvez fosse para 50.000.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

EMPET a gastar milhões e PEDINTE a contar tostões...





Que a crise que o país atravessa é grande, todos concordam e, por isso, resignadamente vão sofrendo a redução de rendimentos sentidos, mês a mês, na nossa economia.

Mas há coisas que ferem a sensibilidade do cidadão tavirense, quando tem conhecimento da faustosidade como são geridos os dinheiros do povo, neste caso os dinheiros do seu município.

E isto acontece, e verifica-se na análise ao comportamento da empresa municipal EMPET, na qual os cidadãos investiram 96% do capital.

É angustiante e revoltante, não só para os milhares de desempregados que o concelho de Tavira suporta, sem que nunca houvesse da parte da autarquia socialista, que nos governa há quatro anos, qualquer acção dinamizadora para ajudar a combater o flagelo, saber que se está a alimentar uma empresa falida:

- Que gasta milhares e milhares de euros numa propaganda desenfreada e sem resultados, para vender lotes de terreno do chamado Parque Industrial, que ninguém quer, e onde apenas se instalou uma pequena oficina.

- Que esbanja larguíssimos milhares de euros, investidos em sedes e obras, mobiliário luxuoso, equipamento electrónico e viaturas, como se o dinheiro ali circulasse em abundância, e os Bancos não continuassem a debitar juros devedores, que nós tavirenses um dia teremos de pagar.

- Que possui um Conselho de Administração de “ouro”, pois só o presidente arrecada cerca de 800 contos de proventos mensais.

- Que este “presidente” se faça deslocar num “Honda” de gama, de valor “proibitivo”, superior ao carro que o próprio Presidente da Câmara se transporta.

É certo que tudo isto terá de se contrastar com o que revelamos nas fotos aqui inseridas, onde se pode observar um pedinte (um cidadão tavirense) a contar os tostões arrecadados na mendicidade à porta de uma das luxuosas instalações desta enigmática EMPET.
J. V.

TAVIRA, QUATRO ANOS EM BRANCO...



                                                             Por Lopes Sabino

Agora que vai começar a ferver a luta eleitoral por um novo mandato autárquico, seria bom começarmos por olhar para o que fora feito em 12 anos anteriores e o muito pouco que apareceu nestes últimos quatro anos.

Assim que começou o mandato, os tavirenses verificaram que o rodopio de funcionários deambulando por toda a cidade em busca do café da manhã ou do intervalo da meia tarde era incessante.

Os autarcas a tempo inteiro também fizeram um estilo de entrada mais tardia no edifício municipal.

Mas quem tem alguma coisa com isso? – perguntar-se-há…É preciso é que apareça obra feita. O horário é o menos…

Estaríamos de acordo, se de facto aparecesse obra feita. Mas a verdade é que ela não apareceu.

Onde está o Porto de pesca? Onde está o arranjo da marginal com todo aquele lixo que vai desde a lota até à Ponte de Dom Manuel? Onde está o arranjo das entradas de Tavira, em especial pela Rua Almirante Reis? Para isso não era preciso grande volume de verbas…

Onde está a pressão autárquica para ter sido melhorado – pelo menos - o percurso até às quatro Águas?

Onde esteve o apoio à cultura, para além das iniciativas privadas que foram dando alguma.

Mesmo com pouco dinheiro, onde esteve a vontade de fazer alguma coisa?

A grande bandeira foi a EMPET. Com que resultados? Ou apenas na intenção de tornar mais aconchegados os proventos do seu Conselho de Administração?

Como é que uma empresa sem negócios, só com prejuízos e com um passivo de arrepiar se permite ter viaturas de luxo, brochuras de luxo, sedes de luxo e vencimentos de luxo?

Mais uma vez a malta socialista fez questão, nestes quatro anos, de arranjar uns tachos para os amigos, mantendo as mesmas figuras no activo e/ou na nova lista, sem que interessassem  eventuais contenciosos insanáveis com o Município?

Primeiro estão os amigos.

O que, nos mandatos anteriores não aconteceu. Assim o reconheço, mesmo sem concordar, em grande parte, com a forma de actuar do antigo Presidente.

Mas uma coisa esteve certa: Tavira estava sempre em primeiro.

Agora, o que aparece à vista é o interesse dos camaradas, quando se esperava que Tavira não voltasse a estar enfeudada a qualquer partido.

Será possível impedir mais quatro anos de inércia?

domingo, 11 de agosto de 2013

RESPONDER NÃO É O FORTE DA CÂMARA...



Que a Câmara não responde a qualquer observação dos tavirenses, por via postal, já tínhamos constatado.

Mas que até nos assuntos técnicos a Autarquia Tavirense se queda, muda e surda, a assuntos de carácter técnico, como se naquele edifício não houvesse alguém que saiba ler e escrever, é estranho.

Atente-se à carta do arquiteto Pedro Mestre, dirigida ao Presidente da Câmara de Tavira publicada recentemente no jornal Postal do Algarve, reclamando resposta a uma consulta feita em 27 de Outubro de 2009, para a qual ainda espera resposta: