Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

"AS LEIS BÁSICAS DA ESTUPIDEZ HUMANA (Carlo Cipolla; Universidade de Berkeley)"


por: Luís Costa Silva 
Existem 4 tipos de pessoas:
1. O Infeliz (ou desesperado): alguém cujas acções geram prejuízo próprio, mas que também criam vantagens para os outros;
2. O Inteligente: alguém cujas acções geram vantagens, quer para si, quer para os outros;
3. O Bandido: alguém cujas acções geram vantagens para si, ao mesmo tempo que causam prejuízos para os outros;
4. O Estúpido: alguém que provoca prejuízo a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, sem conseguir qualquer vantagem para si, ou mesmo com prejuízo próprio.  O estúpido não sabe que o é, razão porque é muito perigoso.

Carlo Cipolla chamava ainda à atenção para o seguinte:
- uma sociedade forte em ascensão tem uma percentagem maior de gente inteligente.
- uma sociedade em declínio tem uma alarmante percentagem de bandidos, um forte quociente de estupidez entre as pessoas em posição de poder, e uma alarmante percentagem de Infelizes entre aqueles que não estão no poder.
O "nosso" Ministro Relvas, de estúpido não tem nada, como todos bem sabemos, é um "chico-esperto" que cumpre à risca a definição do Bandido, assim como, infelizmente, a larga maioria dos políticos portugueses que também a cumprem, estejam eles a viver em Portugal ou emigrados em Paris.

1 comentário:

  1. Com base neste texto magnífico, a Al-Masrah marcou o CENAS NA RUA'2011, com um espetáculo verdadeiramente desafiante no Quartel da Atalaia.
    HOJE e AMANHÃ, desafio-vos a verem outro trabalho desta companhia de teatro sediada em Tavira: CONTA-ME OUTROS FADOS, produzida em colaboração o movimento Tavira Ilimitada e a Casa das Artes de Tavira. Porque NAVEGAR É PRECISO!

    ResponderEliminar