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sábado, 14 de abril de 2012

ACESSO QUATRO ÁGUAS… UM PROBLEMA… UMA IDEIA



Voltamos de novo ao tema problemático dos acessos às Quatro Águas e consequentemente à Ilha de Tavira, as soluções não serão muitas face, quer à natureza da área envolvente, um parque natural, quer à elevada procura sazonal da referida ilha.
Entendemos ser imprescindível efectuar um estudo aprofundado da situação (número de viaturas, número de utentes das embarcações de transporte fluvial/dia ao longo da época alta, espaços disponíveis nas Quatro Águas, deslocalização dos depósitos da exploração das areias, aumento das áreas de fundeadouro e estacionamento das embarcações de recreio, requalificação e redimensionamento dos cais de embarque e desembarque, etc., etc.), o que não nos impede no entanto de reflectir sobre a situação, e de ter ideias a serem eventualmente avaliadas à luz do referido estudo.
Uma primeira opinião nossa passa por estabelecer uma restrição quase total do acesso de viaturas às Quatro Águas, criando soluções de transporte alternativas eficazes e que satisfaçam os requisitos de utilização qualificada daquele espaço. Esta restrição poderia passar por uma contagem do número de carros que entram na estrada e na área das Quatro Águas e o número de carros que saem, controle este electrónico e ligado a um sistema semafórico a implantar, no inicio do futuro acesso, junto ao estacionamento do Mercado Novo, interditando assim o numero de viaturas na área para além dos espaços e lugares disponíveis.


Uma segunda opinião é que as cargas e descargas de bens de consumo para as infra-estruturas existentes na ilha, deveriam ser condicionadas a horários fora dos horários da utilização pelos veraneantes (por exemplo, 06:00 às 08:30), e efectuados em local próprio e previamente estabelecido para o efeito.
Então e as pessoas, os utentes? Como resolver esta situação?
A filosofia por detrás da nossa ideia é a de encontrar um espaço amplo de apoio ao estacionamento de viaturas dos utentes, fora da área das Quatro Águas, e encontrar um meio rápido, qualificado e eficaz de transportar as pessoas até a proximidade do cais de embarque.
Na figura junto foi assinalada a área da Salina do Girão, em sub-exploração, junto ao Convento das Bernardas, e entre este convento e o Mercado Novo, com cerca de 60.000 metros quadrados, a qual poderia através da negociação com o respectivo proprietário, ser transformada e utilizada como estacionamento em dois pisos, um à superfície e outro no nível menos um aproveitando o desnível existente da salina.
Neste nível abaixo da superfície haveria uma área reservada às estruturas de apoio e manutenção a um vaivém, que transportaria à superfície as pessoas entre este estacionamento e as Quatro Águas.
O referido vaivém, sem condutor e sem inversão de marcha nas Quatro Águas, operaria a energia solar e baterias, em carril e com uma capacidade de no mínimo 50 pessoas por viagem em quatro carruagens, com actividade ininterrupta ao longo de todo o dia, e sistemas de segurança adequados à sua operação.


O embarque far-se-ia em local apropriado do lado direito da nova estrada de acesso às Quatro Águas, em área contigua ao estacionamento, a criar, e devidamente preparada para o efeito, e a circulação far-se-ia também, sem paragens, em todo o percurso pelo lado direito da referida estrada até ao desembarque frente à casa da GNR - Brigada Fiscal, nas Quatro Águas.
Mil e uma questões não estão necessariamente referidas (custos, especificidades características, etc., etc.), mas que é uma ideia, isso é.
Aí está um contributo ainda muito tosco, necessitando de estudos, detalhes, questões técnicas, avaliações de adequabilidade e exequibilidade, mas que pode ser uma primeira ideia para o desafio a que nos propusemos de pensar a nossa terra.
Mas há mais…… pensemos Tavira juntos,

                                                                  Luís Costa e Silva

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