Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

DESPORTO TAVIRENSE EM VIAS DE FALÊNCIA...


por: Raul Viegas
Que política desportiva e cultural tem a Câmara de Tavira para, de futuro, oferecer aos tavirenses, sobretudo à juventude?
É evidente que a distribuição dos subsídios anuais, que há muito eram atribuídos às dezenas de associações, algumas delas de duvidosa legalidade, já sofreu em 2011 reduções significativas e foram entregues com atrasos consideráveis.
Todavia, no presente ano, até ao momento, não foram consideradas pelo município quaisquer verbas destinadas a estes sectores, pelo que na sua totalidade estas associações habituadas a viver exclusivamente dos dinheiros públicos, viram abalada a estrutura financeira com a qual sobreviviam e entraram numa espiral de dívidas que põe em risco as práticas desportiva e culturais, por mais rudimentares.
Concretamente, se por um lado há da parte do município a obrigação legal de apoiar o desporto local, também é verdade que constitui obrigação dos clubes e associações, (que deverão viver com o esforço comum dos seus associados), fomentar a ou as modalidades a que se dedicam. Porém o que está a acontecer em Tavira não é isso. Alguns dos clubes mais antigos deixaram de cobrar quotas aos associados, refugiando-se nos subsídios concedidos às classes juvenis (escolas de fomento), apresentando números exagerados de praticantes para inflacionar as verbas concedidas, as quais, por sua vez, são gastas em vencimentos de atletas   “profissionais” e em equipas de técnicos de pouca competência.
Por outro lado, nos últimos anos, foram criadas a esmo outros clubes e associações, por dissidência dos clubes antigos, que são constituídos somente por amigos ou familiares, que não reúnem assembleias, não apresentam contas e existem por impulsos pessoais.
Neste “mundo” faccioso coexistem desportos como o andebol, o ténis, o basquetebol, o ciclismo, o tiro, a vela e, também, o futebol.
Com o corte total dos subsídios camarários, que se prevê, a próxima época desportiva vai estar em causa por parte dos clubes tavirenses, já porque a Câmara também já avisou de que a cedência de transportes e dos equipamentos desportivos da cidade, gratuitamente utilizados    pelos atletas destas modalidades, irão ser taxados. Sendo assim, de futuro, quem quiser fazer desporto ou cultura terá de puxar pelos cordões da bolsa.
Esta crise que está a abalar o desporto em Tavira começa a reflectir-se pelo abandono de alguns dirigentes e pelo possível desaparecimento de algumas das modalidades desportivas e dos próprios clubes.
Por tudo isto sugere-se que a Câmara, clubes e associações encontrem uma política desportiva, realista para o concelho de Tavira.

Sem comentários:

Enviar um comentário