Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2016

PLATAFORMA ALGARVE LIVRE DE PETRÓLEO

                                                                                                           António Pereira
Tenho de voltar a este tema, porque seria má fé da minha parte se não desse, um pequeno que fosse, contributo para a actividade deste tão relevante, conhecedor e exigente grupo de cidadãos, acolitados por um escol de autarcas, visionários de um Algarve livre dessa peste negra, que toda a gente quer ver o mais longe possível da sua porta.

Aquela gente da Inglaterra, da Dinamarca, da Alemanha, da Holanda, da Bélgica, etc., etc., são loucos, incompetentes, totalmente desprovidos de qualquer sentido de responsabilidade, e de protecção do meio ambiente, senão vejamos a imagem que se segue.

    
A imagem não permite ver muito bem, mas representa a parte Sul do Mar do Norte (Costa de Inglaterra, da Bélgica, da Holanda, da Alemanha e da Dinamarca), e segundo a respectiva legenda cada ponto vermelho representa o centro de uma exploração de gás natural. É bonito não é ? Talvez uma Plataforma Mar do Norte Livre de Petróleo, e já agora, digo eu, também livre de gás natural ?

Eu proponho mesmo que emprestemos, a esses países atrasados, os nossos lidimos representantes autárquicos (não sei se dominam bem a língua do reino de Sua Majestade, mas julgo que não será relevante), representantes esses que tão presunçosa e arduamente tem defendido, aliás como é habitual, o nosso querido Algarve, contra esta praga que só nos quer prejudicar, e meterem na ordem naqueles países, a barbárie daquelas gentes, coordenando e dirigindo os necessários movimentos sociais para contestar (nós somos muito bons nestas matérias de contestação), a exploração dos recursos no Mar do Norte.

Para dar uma ajuda preparatória, segue um site com alguma, pouca, informação sobre esta matéria, que algum adjunto ou assessor se pode dar ao trabalho de fazer uma leiturazinha a fim de poder "bichanar" umas dicas aos ouvidos dessa cambada de inúteis perigosos, para evitar o habitual chorrilho de asneiras. 

 http://pubs.usgs.gov/bul/b2211/b2211.html#figurecaption54405384 

Mas o mais interessante é que parece que a dita plataforma é integrada também, e serão muitos, por cidadãos não Nacionais, o que se torna bastante curioso. Será que são cidadãos daqueles países, já referidos, que tão mal se governam, prejudicando o meio ambiente ? Será ? Se forem, o que fizeram nos respectivos países para impedir aquela calamidade ?  Uhm, eu acho que eles gostam mais do Algarve do que das respectivas pátrias, defendendo aqui o que não defenderam lá. Será ?

Não. Eles querem é defender aqui aquilo que não lhes interessa defender lá, pois é lá, nos seus países, que lhes são pagas as chorudas pensões, com a "maçaroca" que recebem da porcaria que andam a fazer no mar. 

Leitura minha, querem é continuar a ter aqui uns subdesenvolvidos e pacóvios, que não têm dinheiro nem para "mandar cantar um cego" (com todo o respeito que os cegos me merecem, e espero que seja lido como o conhecido dito popular para a total falta de dinheiro), nem dinheiro para mais do que lhes vender as respectivas casas e propriedades, prestando-lhes serviços de qualidade sem, "tugirem, nem mugirem"....

Então e os nossos autarcas ? Como não podia deixar de ser, armam-se em "Cavaleiros da Távola Redonda", e aí vão eles com aqueles habituais ares importantes, e de entendidos na matéria....... a debitar mais um chorrilho de asneiras, colocando em causa mais uma vez o interesse Nacional, e do Algarve em particular...... só para se armarem ao "pingarelho".

Calem-se, tenham vergonha...... organizem os cidadãos para ter no Algarve uma linha férrea decente e moderna de V.R.S.António a Sagres, para ter uma alternativa credível à EN 125, para terem a Via do Infante sem portagens, para terem infraestruturas portuárias qualificadas, de recreio e da pesca, para avançarem com um projecto de navegabilidade do Rio Guadiana, como forma de promover o desenvolvimento do Nordeste do Algarve, etc., etc.. Não se metam em coisas que não percebem, nem sequer se dão ao trabalho de tentar perceber. Estejam calados e trabalhem, talvez preparando mas é um Plano Estratégico para a nossa região. Serão capazes de ter essa iniciativa ?

Já agora quanto à questão da agressão visual à paisagem, para além da questão da terra não ser plana ( e portanto existir um horizonte visual), aí vai uma imagem de um parque eólico no "offshore" da costa Leste de Inglaterra, para quando os vossos colegas ingleses, na dita cuja Plataforma Algarve Livre de Petróleo, vierem com essa conversa, esfreguem-lhes a mesma na cara, e mandem-nos ir fazer barulho para a terra deles.



É evidente que o facto de eles terem feito mal, e fizeram, não justifica que nós façamos o mesmo, mas também não justifica que não possamos (e devamos) aprender a fazer, mas necessariamente melhor, não cometendo os erros que eles cometeram, mas fazendo. Também temos direito de explorar os nossos recursos naturais, que afinal parece que existem.

Fica bem evidente de tudo o acima referido que falamos da exploração de gás natural no "offshore" do Algarve, e sempre por fora das seis milhas, muito próximo do limite das doze milhas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário