Páginas

sábado, 7 de maio de 2016

CIDADANIA SAI DO SILÊNCIO

                                                                                                                          Luis Silva
Pacatamente sentados no nosso canto, ao qual nos remetemos há algum tempo,  assistimos, nos mais diversos órgãos de comunicação social (o que não deve ser nada barato...), a mais um episódio da nossa "democracia representativa", em que ninguém se sente representado, agora com um ilustre autarca Algarvio, que entre outras afirmações que me vou abster de comentar, afirmava "os Algarvios não querem a exploração do petróleo e gás natural, no Algarve.......".

Não queria acreditar, primeiro porque sou Algarvio e ninguém me perguntou nada sobre o tema, e depois porque, que eu saiba, também ninguém perguntou nada aos restantes Algarvios.

Quem mandatou o referido senhor para falar em nome dos Algarvios ? Os seus colegas autarcas ? E quem mandatou os referidos lideres autárquicos para falarem pelos seus concidadãos em matérias tão importantes e delicadas para a economia, desenvolvimento e progresso, de toda a população Nacional ?

Parece que foi uma plataforma denominada "Plataforma Algarve Livre do Petróleo" (PALP), a respeito da qual seria muito interessante saber, e dar pública notícia, de quem são os seus subscritores. Serão Algarvios ?
Parece ainda que, segundo o que o referido senhor anunciou na comunicação social Nacional, a plataforma PALP, vai levar este sentir (????) Algarvio às mais altas instâncias do Estado, com urgência, para impedir de imediato qualquer actividade de exploração, seja no "offshore", seja no "inshore" da região, recorrendo se necessário fôr às instâncias judiciais. 
Esta foi a última gota de água, verdadeiramente insuportável, que nos levou à ideia de avançar com a iniciativa...... de criar uma plataforma de cidadania.

Um espaço de liberdade, não telecomandado por ninguém, que começa com um grito de alma para avisar quem julga que tem um mandato ilimitado, para fazer o que lhe dá na real gana, à revelia do interesse público Regional e Nacional, só porque se julga, e quer que as coisas sejam como muito bem entende..... ou como alguém lhe diz para ele entender, dizia eu, avisar a pessoa em questão que ainda existe uma cidadania independente, não submissa, activa e pronta a intervir.

O movimento desencadeado por esta gente da PALP, é muito poderoso, e tem pouco de Nacional, o que se pode constatar pelo vídeo já posto a circular na Internet, curiosamente apresentado em inglês, com legendas em português (não sei se me entendem... ??), com conteúdo altamente manipulador, onde são intencionalmente misturadas explorações de hidrocarbonetos (petróleo), com a exploração de gás natural, e explorações no "offshore", com explorações "inshore", vídeo esse que seria também muito interessante e importante saber quem o promoveu e pagou. Terá sido o acima referido autarca, agora alcandorado à condição de líder regional, que suportou os custos envolvidos ??

Este é um "post" de lançamento da nossa plataforma, que se contrapõe frontal e activamente à PALP, mais que não seja para dizer que ainda existem alguns Algarvios que não aceitam ser representados, por quem anda para aí publicamente a dizer representá-los, e assumir posições em seu nome. É preciso ter lata.

A nossa plataforma é pois uma plataforma de cidadãos a favor da exploração dos nossos recursos naturais, feita através das mais modernas técnicas de protecção do meio marinho, tal como já acontece em todos os países mais desenvolvidos do mundo (EUA, Canadá, Noruega, Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, França, Bélgica, etc., etc.).

Temos recursos naturais ?? Óptimo, vamos explorá-los, sem que essa exploração ponha em causa os valores da protecção ambiental.
Aí vai agora o acrônimo da nossa plataforma de cidadania, em constituição, PERNA (Plataforma para Exploração dos Recursos Naturais do Algarve).
Podem decidir o que muito bem entenderem, interpretar os vossos mandatos como quiserem, a partir de agora contam conosco, com a nossa oposição pública, firme e frontal à vossa actuação, começando desde já pela matéria em apreço.

Para inicio da nossa acção e de quem conosco queira avançar, lançamos um repto e duas questões. 

A QUEM INTERESSA QUE O ALGARVE E PORTUGAL, NÃO EXPLOREM OS SEUS RECURSOS NATURAIS ?? NÃO É QUE ESSA EXPLORAÇÃO PODERIA GERAR A RIQUEZA QUE TANTO PRECISAMOS,  PARA NÃO DEPENDER DOS GRANDES "TUBARÕES" DA EUROPA ??

Abordaremos esta questão em próximos "post's", agradecendo desde já a vossa participação e comentários.

Juntem-se a nós .....   iniciámos a recolha de apoios e assinaturas.......para formalização da plataforma, e preparação de uma petição pública, a enviar à Assembleia da Républica, no sentido da rejeição pas posições da PALP, e aprovação da exploração dos nossos recursos naturais, com métodos e equipamentos que minimizem  os riscos de acidentes.

O nosso contacto: pensartavira@gmail.com    

1 comentário:

  1. Os xuchialistas escondidos por detrás dos ambientalistas / ecologistas falam em nome dos algarvios que não lhe deram mandato para isso.
    Auto-proclamam-se donos disto tudo.
    Uma vergonha

    ResponderEliminar