Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

OBRAS NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS ONDAS

Igreja em obra

A Igreja de Nossa Senhora das Ondas ou dos Mareantes, igualmente conhecida por Ermida de São Pedro Gonçalves Telo, está finalmente a ser recuperada.
Estas obras, que desde há muito eram necessárias, uma vez que o belo altar-mor da igreja e todas as preciosidades que esta encerra, estavam a ser deterioradas pelo abandono e pela carência dos telhados que deixavam passar a chuva que chegou a fazer alguns prejuízos.
O movimento para a recuperação da Igreja verificou-se ainda na última legislatura do Engº. Macário Correia, nas só agora o novo Executivo teve oportunidade de levar o projecto a bom termo.
A antiga Igreja do Compromisso Marítimo, como era igualmente conhecida, terá tido origem que remota ao reinado de D. Manuel I, no Século XVI e, possivelmente, foi construída pela mão do mestre pedreiro André Pilarte, residente em Tavira, construtor igualmente da Igreja da Misericórdia.
O terramoto de 1755 provocou graves ruínas neste templo, pelo que o mesmo foi construído no ano seguinte. Todavia o seu actual enquadramento arquitectónico apresenta-se em estilo D. João V. Deverá, pois, ter sofrido uma transformação, tendo nessa altura sido construído o magnífico tecto pintado pelo mestre-de-obras de arquitectura, Luís António Pereira, também residente em Tavira. De realçar, igualmente, o belo retábulo da Capela-Mor, do Século XVIII, onde se encontra a imagem de São Paulo Gonçalves Telo, protector dos pescadores.
Numa das paredes exteriores da igreja ainda se vêm incrustados alguns símbolos manuelinos, muito possivelmente recolhidos da primitiva construção.

                                                                       Orlando Lima

FOTOS DA IGREJA



Sem comentários:

Enviar um comentário