Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ONDE PARAM O GUIÃO E A CARAVELA DO COMPROMISSO MARÍTIMO DE TAVIRA?


Edifício do Compromisso
A propósito do escrito do nosso colega Orlando Lima, sobre a Igreja de Nossa Senhora das Ondas, é oportuno referir que não é, somente, a recuperação da Igreja das Ondas que está em causa.
Outros factos de que foi alvo, também, o edifício do Compromisso Marítimo, que está anexo ao Templo, merecem sérias reflexões dos tavirenses e, sobretudo, dos pescadores, os mais directos lesados pela anexação do seu património pela Segurança Social, após o 25 de Abril.
Referimo-nos ao desaparecimento de alguns valores patrimoniais, cujo paradeiro deixou de ser conhecido dos seus legítimos depositários, sobretudo duas peças de grande interesse histórico, que ao tempo eram guardadas neste edifício.
Guião desaparecido
Como património desta Igreja e do Compromisso Marítimo, existiam dois preciosos tesouros que, ao que consta, foram levados para fora de Tavira. Eram eles um notável estandarte ou guião, de seda escarlate, com as armas reais bordadas a ouro e cravejado de pedraria, que outrora figurava nas procissões promovidas pelos pescadores da cidade; e uma linda caravela, considerada uma relíquia do Compromisso Marítimo de Tavira.
Eram duas peças que mereciam hoje fazerem parte do Museu da Cidade, e que com boa vontade se poderá saber onde elas param.

Sem comentários:

Enviar um comentário