Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

SANTOS POPULARES


por: Ambrózio Antunes

A Câmara Municipal de Tavira zangou-se, este ano, com os Santos Populares, ou então os Santos Populares voltaram as costas aos Edis tavirenses. Isto porque, quanto a festividades populares, papelinhos e balões no ar, murta nos postes e alecrim no chão, "nicles"!
No que respeita às tradicionais Marchas de São João, foram estas, este ano, vítimas daquele velho e sábio provérbio, de que: "Quem não tem dinheiro não tem vícios". E os cofres da Câmara, para este género de manifestações populares, estão tão "magros" como a sardinha no Inverno.
Na realidade não sei se não foi boa ideia fazer descansar os "marchantes" e acabar com aquelas exibições, repetitivas e iguais em cada ano, que já se estavam a tornar "chatas" como tudo.
Claro que, sendo assim, os tavirenses têm que se consolar com a recordação das Festas Populares em Tavira da década de 70, quando nas noites dos Santos Milagreiros as ruas se engalanavam por iniciativa dos moradores, a música brotava em cada canto, e em todas as portas não faltava os caracóis e a sardinha assada... e também o garrafão.
Assim Tavira está a tornar-se numa cidade triste, moribunda e mal amada... E aos tavirenses resta-lhes o arraial de Santo António, para recordar o cheiro da murta e comprar uns "bilhetinhos" no bazar, para tentar que lhe saia algum pão-de-ló.

Sem comentários:

Enviar um comentário